Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Campus de Aracati reforça segurança no trabalho
conteúdo

Notícias

Campus de Aracati reforça segurança no trabalho

Foco de ações está relacionado com o combate à pandemia do Covid-19
última modificação: 25/06/2020 15h48
Exibir carrossel de imagens Treinamento com o corpo de bombeiros tem relação com a chegada de etanol para produção de álcool em geral no campus

Treinamento com o corpo de bombeiros tem relação com a chegada de etanol para produção de álcool em geral no campus

O IFCE campus de Aracati está implementando uma série de ações visando promover a segurança do trabalho na instituição. As estratégias ganharam maior atenção diante da pandemia do coronavírus, com atividades de capacitação de servidores, produção e aquisição de insumos e equipamentos de proteção individual.

Dentre essas ações, um grupo de servidores do campus, sobretudo colaboradores terceirizados, participou de um treinamento voltado para a prevenção de incêndios, promovido em parceria com o Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira (28). De acordo com a diretora-geral do campus, Márcia Viana, que também participou do treinamento, essa ação específica está relacionada com o recebimento de  etanol, doado pela BR Distribuidora ao IFCE, para produção de álcool em gel 70%. “A gente precisava de um apoio focado nas recomendações acerca de como proceder com materiais inflamáveis", frisa a diretora. Ela ressalta que “a intenção é melhorar a segurança das atividades desenvolvidas pelos servidores no campus”.

Álcool em gel 70%

A chegada do etanol ao campus vem ao encontro dos propósitos de um TED (Termo de execução descentralizada), instrumento orçamentário recentemente elaborado pelos professores Adilson Matos, Ana Cristina e Mônica Vasconcelos, visando à aquisição de recursos para produção de álcool em gel no laboratório de Petroquímica. Vale salientar que a produção de álcool em gel no campus foi iniciada desde abril deste ano pela professora Mônica Vasconcelos, com o auxílio da ex-aluna do curso técnico em Petroquímica Gabriellen de Vasconcelos Nobre.

Inicialmente, a produção de álcool em gel foi destinada ao uso interno do campus, mas, com o recebimento de maior quantidade de insumos e reforço da equipe, o produto será destinado à doação para profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia. “Nesse momento nossa intenção é poder ajudar e contribuir com a sociedade; na verdade, é nosso dever”, esclarece Mônica Vasconcelos.

Produção de álcool em gel no laboratório de Petroquímica

Álcool em gel está sendo produzido no campus desde abril, com a participação da professora Mônica Vasconcelos e da ex-aluna Gabriellen de Vasconcelos, do curso de Petroquímica

 

Planejamento

Essas ações estão alinhadas com a atuação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público do IFCE campus Aracati (CISSP-ARA), que participou nesta semana de uma atividade de capacitação fornecida pelo Setor de Engenharia de Segurança do Trabalho (Sest), do Departamento de Infraestrutura da Reitoria do IFCE. Presidente da CISSP-ARA, o professor Emanuel Santos lembra que uma das observações destacadas na capacitação diz respeito à importância de que os membros da comissão estejam preparados, pois seriam, posteriormente, “os agentes em relação a todas as ações, inclusive, relacionadas ao enfrentamento ao COVID-19”.

Ele informou que a Comissão já iniciou um planejamento de ações para o tempo de retorno às aulas.  Mas, salientou que “o foco total vai ser em relação ao COVID, tanto que essa ação (treinamento com o corpo de bombeiros) foi relacionada à recepção do etanol para fabricação de álcool em gel para doação e uso interno”, reforça o professor.

Elinaldo Rodrigues - campus de Aracati

Leia também:

Campi do IFCE reforçarão produção de álcool 70%