Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Campus de Aracati abre 125 vagas em cursos técnicos
conteúdo

Notícias

Campus de Aracati abre 125 vagas em cursos técnicos

Inscrições serão realizadas entre os dias 3 e 16 de abril. Confira o edital
publicado: 27/03/2017 16h38, última modificação: 29/03/2017 14h52

O campus de Aracati do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia vai selecionar novos alunos para quatro cursos técnicos: Aquicultura, Informática, Guia de Turismo e Petroquímica. As inscrições são gratuitas e serão realizadas entre os dias 3 e 16 de abril por meio da página qselecao.ifce.edu.br.

Mas para participar do processo seletivo, o primeiro passo é ler atentamente o edital e conferir os detalhes de cada curso.

Os cursos técnicos em Aquicultura e Informática, por exemplo, são destinados a alunos que estão matriculados no Ensino Médio e vão fazer a formação técnica no contraturno escolar. Para o curso de Aquicultura, são oferecidas 35 vagas no período da manhã; já para Informática, são 30 vagas abertas para o período da tarde.

Outra opção é o técnico em Guia de Turismo, que tem 30 vagas para o turno da manhã e pode ser cursado por quem já concluiu o Ensino Médio.

A quarta opção de curso é o Integrado em Petroquímica, com 30 vagas para o período da manhã. Essa formação é destinada aos alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental e vão fazer o nível médio e a formação técnica no próprio IFCE.

Após ler o edital e realizar a inscrição por meio eletrônico, o candidato deve reunir a documentação exigida e vir pessoalmente aos campus Aracati. O prazo para a entrega dos documentos termina no dia 17 de abril.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Quais os cursos técnicos ofertados pelo IFCE Aracati para o semestre 2017.1?
São quatro cursos: Petroquímica; Aquicultura, Informática e Guia de Turismo.

2. Quais os horários do curso?
O horário varia de acordo com o curso. No caso de Aquicultura, Guia de Turismo e Petroquímica, as aulas serão realizadas no período da manhã. Já o curso de Informática terá aulas no período da tarde.

3. Os cursos são pagos?
Os cursos oferecidos pelo IFCE são gratuitos, pois se trata de uma instituição federal pública de ensino. Não há cobrança de mensalidades.

4. Qual o tempo de duração de cada curso?
O curso Integrado em Petroquímica tem quatro anos de duração, por contemplar a formação técnica e o Ensino Médio regular. Já os cursos de Aquicultura, Informática e Guia de Turismo duram três semestres cada um.

5. Onde posso conseguir mais informações sobre os cursos?
Aqui mesmo nesse site. É só acessar a página dos nossos cursos.

6. Qual o período de inscrições para os cursos técnicos?
As inscrições estarão abertas das 9h da manhã do dia 3 de abril às 17h horas do dia 16 de abril.

7. O que é necessário para se inscrever nos cursos técnicos de Aracati?
O primeiro passo é ler o edital de seleção, que está disponível no site qselecao.ifce.edu.br. Em seguida, nesse mesmo site, o candidato deve preencher todos os itens do requerimento de inscrição (formulário eletrônico) e transmitir os dados via internet. O segundo passo é imprimir o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição e anotar a sua identificação em um local seguro (usuário/login e senha), pois essa é a única forma de acessar as informações sobre a sua inscrição. O terceiro e último passo é reunir a documentação exigida e ir pessoalmente ao campus Aracati para confirmar a inscrição. Para mais informações sobre a inscrição, acesse o item 6 do edital - DA INSCRIÇÃO (pág.3).

8. Quais são os documentos que eu preciso apresentar pessoalmente no campus?
A relação de documentos varia de acordo com a modalidade de curso escolhida.

1) Curso técnico SUBSEQUENTE de GUIA DE TURISMO:  
a) Protocolo de Inscrição gerado após o preenchimento do Formulário de Inscrição;
b) Histórico Escolar do Ensino Médio Completo; ou Certificado de Conclusão de Ensino Médio com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, acompanhado do boletim de desempenho no ENEM, caso a pontuação não conste no verso do certificado (original e cópia);
c) Certidão de Nascimento/Casamento ou documento oficial de identificação (original e cópia).

2) Curso técnico Integrado em PETROQUÍMICA e cursos técnicos concomitantes em AQUICULTURA e INFORMÁTICA:
a) Protocolo de Inscrição gerado após o preenchimento do Formulário de Inscrição;
b) Histórico do Ensino Fundamental Completo (original e cópia) ou documento equivalente válido;
c) Certidão de Nascimento/Casamento ou documento oficial de identificação (original e cópia);
d) Comprovante de matrícula no Ensino Médio (para candidatos aos cursos técnicos concomitantes)
9. O último dia de inscrição é um domingo, dia 16 de abril. Até quando eu posso entregar a documentação no campus?
A documentação dos candidatos será recebida na recepção do campus de Aracati até as 20h do dia 17 de abril de 2017 (segunda-feira).

10. É cobrada uma taxa de inscrição?
Não, a inscrição é gratuita e em nenhum momento do processo seletivo haverá cobrança de taxas.

11. Como é feita a seleção? Tem prova?
Não haverá prova. A seleção será feita por meio da análise do Histórico Escolar dos candidatos. Para saber quais áreas do conhecimento são consideradas, confira o item 7 do edital - DA CLASSIFICAÇÃO (pág.4).

12. Quando será a matrícula?
A pré-matrícula dos candidatos classificados será nos dias 2 e 3 de maio, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, no campus de Aracati. Para conferir a documentação necessária, leia o item 11 do edital - DA PRÉ-MATRÍCULA (pág. 7).

13 – Há reserva de vagas por meio de cotas?
Sim, em todos os cursos. A divisão do percentual de vagas está devidamente esclarecida no item 5 do edital - DA COTAS PARA EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS (págs. 2 e 3).