Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Aracati se destaca em Olimpíada de Matemática
conteúdo

Notícias

Aracati se destaca em Olimpíada de Matemática

OBMEP

Professor e alunos do IFCE foram premiados na competição nacional
última modificação: 05/12/2019 10h55
Exibir carrossel de imagens Lídia farias Filipe (E) e Gerardo, com a professora Nataly Pinho, coordenadora do curso de Petroquímica

Filipe (E) e Gerardo, com a professora Nataly Pinho, coordenadora do curso de Petroquímica

O campus de Aracati do IFCE foi contemplado na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujo resultado foi anunciado nesta terça-feira (2). A premiação se deveu à performance dos alunos Gerardo Mikael do Carmo Pereira (medalha de prata), Filipe Lima da Costa e Pedro Galdino Correia (ambos menção honrosa), do curso técnico integrado em Petroquímica. Além disso, o professor Antônio Francisco Canuto do Nascimento Rodrigues foi homenageado e o campus ganhou um kit didático em virtude do desempenho de seus alunos.

O IFCE foi premiado também pela atuação das equipes de Fortaleza e Itapipoca, ambas com uma medalha de prata e duas de bronze. As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante o ano de 2020, em data a ser definida.

De acordo com a professora Nataly Pinho Chaves, coordenadora do curso de Petroquímica, “é anseio de toda a equipe integrante do curso fazer das olimpíadas uma grande motivação para os estudos e a projeção acadêmica dos alunos, de modo que estes visem ao ensino superior”. Ela lembrou que a coordenação junto a docentes ligados a olimpíadas estaduais e nacionais têm obtido resultados positivos neste ano não só em matemática, mas também nas seletivas das disciplinas de história e geografia. “Os alunos se sentem valorizados pelos conhecimentos adquiridos e reconhecimento dado ao ofício estudantil. Os discentes antes não tão envolvidos pela proposta já desejam participar das próximas edições”, acrescentou a professora.

Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP distribuiu, entre os estudantes de escolas públicas, um total de 522 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.508 de bronze e 42.432 certificados de menção honrosa. Estudantes de instituições particulares receberam 76 medalhas de ouro, 246 de prata, 675 de bronze e 5701 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos.

Sobre a competição
A OBMEP foi criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio. Na edição de 2019, a Olimpíada registrou um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.831 instituições, de todo o país. O número total de inscritos foi de 18.158.775 estudantes do ensino fundamental e médio.

A competição se deu em duas fases: A prova da 1ª fase aconteceu no dia 21 de maio. Após a correção das provas, realizada nas próprias escolas, um total de 949.240 estudantes foram classificados para a segunda fase, realizada no dia 28 de setembro.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati