Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Aracati promove Universo IFCE
conteúdo

Notícias

Aracati promove Universo IFCE

CONHECIMENTO

Programação terá atividades científicas, oficinas, palestras e apresentações artísticas. Evento ocorre nos dias 11 e 12
última modificação: 08/11/2019 12h08

O campus de Aracati do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) promove nos dias 11 e 12 de novembro uma série de atividades voltadas especialmente para a apresentação dos projetos e estudos desenvolvidos no município relacionados aos eixos de conhecimento dos cursos ofertados. Trata-se do Universo IFCE, iniciativa que congrega ações da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SEMIC) e do 7º Encontro de Pesquisa e Extensão do IFCE. A programação contará com ações como apresentação de trabalhos de alunos, minicursos, exposições, visitas guiadas, mostras de experimentos científicos, oficinas, palestras e performances artísticas.

As ações da SEMIC propriamente ocorrem no dia 11. O evento consiste num espaço para apresentação de trabalhos realizados pelos alunos bolsistas dos programas institucionais de iniciação científica (PIBIC e PIBIC Jr) e tecnológica (PIBITI). De acordo com o professor Edson Vieira, coordenador de Pesquisa e Extensão do campus, “além dos bolsistas, a participação no evento é obrigatória para os voluntários em pesquisa cadastrados pela PRPI (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, sendo facultativa aos demais alunos de graduação e ensino médio profissionalizante do IFCE envolvidos em projetos de pesquisa ou inovação”. Ele acrescentou que o campus vem estendendo o evento também à participação da comunidade externa, agregando o caráter extensivo ao evento.

Encontro de Pesquisa e Extensão
O 7º Encontro de Pesquisa e Extensão do IFCE campus de Aracati será realizado no dia 12. Dentre outras atividades, a programação, aberta ao público, contará com uma mostra diversificada de produtos e trabalhos desenvolvidos no campus, destacando-se exposições fotográficas, degustação de coquetéis (Hotelaria), experimentos nas áreas de Química, Física, Aquicultura e uma série de minicursos.
Destaca-se também a palestra Emergência climática e a disputa pelo futuro, que será apresentada pelo professor Alexandre Araújo Costa, um dos mais conceituados pesquisadores brasileiros dedicados à problemática das mudanças climáticas.

Confira a programação completa na página do evento.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati