Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Aracati oferta gêneros da agricultura familiar na merenda escolar

Aracati oferta gêneros da agricultura familiar na merenda escolar

Todos os alunos dos cursos técnicos são beneficiados no campus
última modificação: 13/06/2019 12h04
Gêneros da agricultura familiar são incluídos nas quintas-feiras no cardápio da merenda escolar

O campus de Aracati do IFCE implementou uma nova modalidade de itens no cardápio da merenda escolar, que prioriza gêneros oriundos da agricultura familiar. A iniciativa se dá por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educação (FNDE), que prevê a destinação de, no mínimo, 30 por cento obrigatoriamente para esse fim. O cardápio com gêneros alimentícios dessa modalidade são fornecidos uma vez por semana (quintas-feiras). Atualmente todos os alunos dos cursos técnicos são beneficiados no programa de merenda escolar do campus.

O investimento nessa modalidade de gêneros alimentícios pressupõe benefícios sociais e para a saúde, haja vista de se tratarem de produtos naturais, como atesta a nutricionista do campus, Mariana Cavalcante Theophilo Gaspar de Oliveira: “A iniciativa incentiva a agricultura familiar e permite ofertar um alimento de qualidade”, ressalta.

Essa é a primeira vez que o campus de Aracati fornece merenda escolar nessa modalidade. A iniciativa se deu a partir da abertura de chamada pública para contratação dos fornecedores. Foram selecionadas duas agriculturas de comunidades locais. A fase final de seleção incluiu a análise de amostra dos produtos realizada em novembro do ano passado. O contrato, com validade de um ano, envolve o montante de R$ 24 mil.