Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Aracati oferta gêneros da agricultura familiar na merenda escolar
conteúdo

Notícias

Aracati oferta gêneros da agricultura familiar na merenda escolar

Todos os alunos dos cursos técnicos são beneficiados no campus
última modificação: 13/06/2019 12h04
Gêneros da agricultura familiar são incluídos nas quintas-feiras no cardápio da merenda escolar

Gêneros da agricultura familiar são incluídos nas quintas-feiras no cardápio da merenda escolar

O campus de Aracati do IFCE implementou uma nova modalidade de itens no cardápio da merenda escolar, que prioriza gêneros oriundos da agricultura familiar. A iniciativa se dá por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educação (FNDE), que prevê a destinação de, no mínimo, 30 por cento obrigatoriamente para esse fim. O cardápio com gêneros alimentícios dessa modalidade são fornecidos uma vez por semana (quintas-feiras). Atualmente todos os alunos dos cursos técnicos são beneficiados no programa de merenda escolar do campus.

O investimento nessa modalidade de gêneros alimentícios pressupõe benefícios sociais e para a saúde, haja vista de se tratarem de produtos naturais, como atesta a nutricionista do campus, Mariana Cavalcante Theophilo Gaspar de Oliveira: “A iniciativa incentiva a agricultura familiar e permite ofertar um alimento de qualidade”, ressalta.

Essa é a primeira vez que o campus de Aracati fornece merenda escolar nessa modalidade. A iniciativa se deu a partir da abertura de chamada pública para contratação dos fornecedores. Foram selecionadas duas agriculturas de comunidades locais. A fase final de seleção incluiu a análise de amostra dos produtos realizada em novembro do ano passado. O contrato, com validade de um ano, envolve o montante de R$ 24 mil.