Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Eventos em Aracati difundem produção do conhecimento
conteúdo

Notícias

Eventos em Aracati difundem produção do conhecimento

Iniciativas reforçam a importância da produção científica no IFCE
publicado: 08/11/2018 11h29, última modificação: 08/11/2018 12h51
Semana de Química, Universo IFCE, Semic, Enaqui ocorrem de 19 a 23 de novembro

Semana de Química, Universo IFCE, Semic, Enaqui ocorrem de 19 a 23 de novembro

O campus de Aracati do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) vai evidenciar o acesso à produção do conhecimento nas diversas áreas dos cursos que oferta, na semana de 19 a 23 de novembro. Nesse período, acontece uma série de eventos, com uma vasta programação que engloba palestras, rodas de conversa, apresentação de trabalhos científicos, minicursos, apresentações culturais, com a participação de servidores, alunos e convidados. Quatro grandes eventos celebram, destacadamente, a importância do instituto para a sociedade, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão: a Semana de Química, o Universo IFCE, o Seminário de Iniciação Científica (Semic) e o III Encontro de Aquicultura (Enaqui).

I Semana da Química
A série de eventos começa com a I Semana de Química, que acontece de 19 a 21, numa iniciativa da Coordenação da Licenciatura em Química. O evento tem a proposta de integrar estudantes, professores e profissionais da área de Química e áreas correlatas para discutirem e refletirem sobre a temática: “Educação e Pesquisa no ensino da Química”. A programação terá palestras, exposição, apresentação de trabalhos, minicursos, oficinas e atividades culturais. O objetivo principal consiste em favorecer a integração da comunidade acadêmica e a construção coletiva do conhecimento, através de um conjunto de atividades que permita aos participantes a reflexão e temas atuais para a importância da química na sociedade.

Universo IFCE e Semic
Também no dia 21, o campus promove o Universo IFCE, que será realizado pela manhã, e o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto (Semic), à tarde. Ambos são organizados pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão e pela Biblioteca do Campus.
O Universo IFCE é aberto à comunidade, voltado especialmente para os estudantes dos ensinos fundamental (9º ano) e médio (3º ano). Ele busca ampliar o conhecimento da sociedade acerca das ações desenvolvidas pela instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Em alusão à Semana do Livro e da Biblioteca, comemorada em outubro, um destaque da programação é a roda de conversa e o encontro com o escritor Agamenon Viana que, na ocasião, fará o lançamento do livro Samuel em Itaimbá.

Já o Semic tem como objetivo principal o acompanhamento e a avaliação dos trabalhos dos bolsistas vinculados aos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic e Pibic Júnior),  Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Iniciação à Docência (PIBID), além de bolsistas voluntários e demais discentes, inclusive de outras instituições de ensino da região. O seminário se dará com apresentação de trabalhos, em forma de banner, dos alunos do campus como também de outras instituições. “Esse é o momento em que eles vão apresentar em que estágio se encontram essas pesquisas”, salienta o professor Francisco Glauco Gomes Bastos, coordenador de Pesquisa e Extensão do campus. As inscrições dos interessados em apresentar seus trabalhos estarão abertas de 9 a 19 de novembro, por meio de formulário on-line.
 
III ENAQUI
A semana de eventos científicos do campus termina com o Encontro de Aquicultura (Enaqui), nos dias 22 e 23. Trata-se da terceira edição do evento, com palestras feitas por especialistas na área que abordarão variados assuntos relacionados à temática, tais como manejo, legislação, nutrição, prevenção de doenças e melhoria da produtividade.
 
Confira a programação completa nas páginas dos eventos:

 

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati