Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Aracati cultiva alface em sistema de aquaponia

Aracati cultiva alface em sistema de aquaponia

SEGURANÇA ALIMENTAR

Primeira colheita da produção cultivada no IFCE foi feita por alunos de Aquicultura
publicado: 10/04/2019 09h14, última modificação: 10/04/2019 11h43
Exibir carrossel de imagens Resultado demonstrou qualidade nutricional no desenvolvimento da planta

Resultado demonstrou qualidade nutricional no desenvolvimento da planta

Alunos bolsistas e voluntários dos cursos de Aquicultura do campus de Aracati do IFCE fizeram, ontem (9 de abril), a primeira colheita de alfaces produzidas nos sistemas de aquaponia do Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional - Aquaponia (NESAN-Aquaponia) do instituto no município. Este primeiro ciclo de cultivo teve duração de 39 dias, sendo colhidos 113 pés de alface crespa, nos cinco sistemas de aquaponia demonstrativos de pequena escala. Toda a alface colhida neste primeiro ciclo foi distribuída entre os alunos, terceirizados e servidores do campus.

Um dos aspectos positivos do resultado, de acordo com o professor Emanuel Santos, coordenador do NESAN-Aquaponia, refere-se à qualidade nutricional das plantas. No sistema de aquaponia, o cultivo é feito sem presença de solo, utilizando apenas a água do efluente produzido no viveiro de tilápias, naturalmente enriquecida com os nutrientes necessários para o crescimento dos vegetais.

O professor Emanuel salientou que essa técnica é bastante adequada para regiões escassas de recursos hídricos, como o Nordeste brasileiro. “É um sistema em que se cultiva, de forma consorciada, os peixes e os vegetais em sistema de recirculação de água, sendo a economia no consumo de água na ordem de 90%”, explica. Ele acrescentou ainda que o intuito do NESAN-Aquaponia é promover a segurança alimentar e nutricional na região de alcance do IFCE campus Aracati, por meio de projetos de extensão, onde continuará a difundir a tecnologia para a comunidade externa.