Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Aracati cultiva alface em sistema de aquaponia
conteúdo

Notícias

Aracati cultiva alface em sistema de aquaponia

SEGURANÇA ALIMENTAR

Primeira colheita da produção cultivada no IFCE foi feita por alunos de Aquicultura
publicado: 10/04/2019 09h14, última modificação: 10/04/2019 11h43
Exibir carrossel de imagens Resultado demonstrou qualidade nutricional no desenvolvimento da planta

Resultado demonstrou qualidade nutricional no desenvolvimento da planta

Alunos bolsistas e voluntários dos cursos de Aquicultura do campus de Aracati do IFCE fizeram, ontem (9 de abril), a primeira colheita de alfaces produzidas nos sistemas de aquaponia do Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional - Aquaponia (NESAN-Aquaponia) do instituto no município. Este primeiro ciclo de cultivo teve duração de 39 dias, sendo colhidos 113 pés de alface crespa, nos cinco sistemas de aquaponia demonstrativos de pequena escala. Toda a alface colhida neste primeiro ciclo foi distribuída entre os alunos, terceirizados e servidores do campus.

Um dos aspectos positivos do resultado, de acordo com o professor Emanuel Santos, coordenador do NESAN-Aquaponia, refere-se à qualidade nutricional das plantas. No sistema de aquaponia, o cultivo é feito sem presença de solo, utilizando apenas a água do efluente produzido no viveiro de tilápias, naturalmente enriquecida com os nutrientes necessários para o crescimento dos vegetais.

O professor Emanuel salientou que essa técnica é bastante adequada para regiões escassas de recursos hídricos, como o Nordeste brasileiro. “É um sistema em que se cultiva, de forma consorciada, os peixes e os vegetais em sistema de recirculação de água, sendo a economia no consumo de água na ordem de 90%”, explica. Ele acrescentou ainda que o intuito do NESAN-Aquaponia é promover a segurança alimentar e nutricional na região de alcance do IFCE campus Aracati, por meio de projetos de extensão, onde continuará a difundir a tecnologia para a comunidade externa.