Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Aplicativo coletou informações turísticas de Aquiraz
conteúdo

Notícias

Aplicativo coletou informações turísticas de Aquiraz

ARACATI

Alunos de Turismo e Computação elaboraram mapeamento para beneficiar turistas e moradores
publicado: 22/11/2017 17h50, última modificação: 27/11/2017 17h15
Exibir carrossel de imagens Alunos em reunião na secretaria de Turismo de Aquiraz

Alunos em reunião na secretaria de Turismo de Aquiraz

Alunos de dois cursos do campus de Aracati se uniram para elaborar um diagnóstico dos atrativos turísticos da cidade de Aquiraz. Juntando conhecimentos dos cursos técnico em Guia de Turismo e Bacharelado em Ciência da Computação, eles disponibilizaram informações atualizadas sobre os diversos prestadores de serviços turísticos à prefeitura do município.

A iniciativa partiu da secretaria de Turismo de Aquiraz, que procurou o IFCE para propor uma parceria ainda no primeiro semestre de 2017. A partir daí, um projeto de extensão foi elaborado pelas professoras Lorena Sena e Raquel Silveira e passou a contar com a participação de estudantes da área de Turismo e Computação. Ao IFCE, coube desenvolver a metodologia tecnológica para reunir informações turísticas de Aquiraz. Já o poder municipal ficou responsável por oferecer informações e suporte logístico para a realização das atividades de campo, realizadas nos dias 16, 17 e 18 de setembro.

"Foi um trabalho interdisciplinar e que envolveu uma instituição de outro município", diz a secretária executiva de Turismo de Aquiraz, Indira Guimarães. "Avalio que foi um momento de muito aprendizado, tanto para os estudantes e professores quanto para nós, da secretaria". Ela acrescenta que a Associação de Municípios do Estados do Ceará (APRECE) já demonstrou interesse pelo projeto. "Eu acho que isso de fato é ensinar, porque ao mesmo tempo que forma o aluno você já o coloca em contato com o mercado", diz Indira.

A professora Lorena Sena, do curso de Guia de Turismo, diz que o levantamento das informações turísticas de Aquiraz partiu de um modelo já aplicado nacionalmente. "Nós utilizamos a mesma metodologia de coleta de dados do Ministério do Turismo", explica. "Agora que os dados foram coletados, vamos partir para a etapa de produção dos relatórios para enviar essas informações para a prefeitura", acrescenta ela.

Agora, a professora Lorena diz que o aplicativo, chamado de Diagtur,  será registrado para que, no futuro, seja possível aplicar a mesma metodologia em outros locais. "Quem sabe outros municípios não vão utilizar esse mesmo aplicativo?". A estudante Jaciana Barbosa, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, participou do projeto desde o início e diz que a coleta de dados foi a mais abrangente possível. "Nós não estivemos apenas em hotéis e pousadas, mas procuramos também farmácias, padarias, pequenos comerciantes", enumera.

Para Nathalia Freitas, aluna do terceiro semestre do curso de Guia de Turismo, a participação no projeto foi uma oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos no IFCE. "Foi um momento de grande aprendizado, de praticar o que nós aprendemos ao longo do curso", conta ela. "Vivenciar a experiência em campo uma ótima oportunidade de exercer os conhecimentos que já havíamos adquirido e, com certeza, ampliou o nosso desenvolvimento profissional", completa.

A coleta de dados foi feito por sete alunos e supervisionado pela professora Lorena Sena, do curso técnico em Guia de Turismo. Além do campus de Aracati do IFCE e da prefeitura de Aquiraz, que realizam o projeto, a iniciativa recebeu o apoio do Sebrae, de associações turísticas e contou com a participação de alunos de uma escola estadual que funciona em Aquiraz.