Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Alunos do IFCE visitam laboratório de carcinicultura
conteúdo

Notícias

Alunos do IFCE visitam laboratório de carcinicultura

RECURSOS NATURAIS

Grupo conheceu as instalações de uma das maiores empresas do ramo no Brasil
última modificação: 29/08/2019 10h33
Exibir carrossel de imagens Elinaldo Rodrigues Alunos observam berçário de camarão na fase de pós-larvas

Alunos observam berçário de camarão na fase de pós-larvas

Um grupo de alunos dos cursos técnico e superior em Aquicultura do campus de Aracati realizou, nesta quarta-feira (28), uma visita ao Laboratório de Reprodução e Larvicultura de Camarão Marinho da Maris Pescados, na praia de Lagoa do Mato. A atividade teve como propósito a apresentação das instalações onde é feita a produção de pós-larvas de camarão marinho destinadas à criação em viveiros.

A iniciativa foi coordenada pelos professores Sandro Neves e Emanuel Santos, respectivamente, coordenadores dos cursos de Engenharia e Técnico em Aquicultura do campus. As instalações e o processo de trabalho no laboratório da Maris Pescados foram apresentados por funcionários da empresa, tendo à frente o gerente administrativo, Alci Barbosa.

O campus de Aracati tem incentivado a realização de visitas técnicas que favorecem aos alunos um contato direto como as atividades práticas no âmbito das áreas de conhecimento dos cursos ofertados. O segmento da Aquicultura é um das mais beneficiados em vista do perfil produtivo do município. “Como o campus está dentro do maior polo de carcinicultura do Ceará, é possível fazer atividades desse tipo com certa periodicidade”, ressalta o professor Emanuel Santos, coordenador do curso técnico em Aquicultura.

No caso específico da carcinicultura e da piscicultura, ele explica que o município reúne os diversos setores que compõem a cadeia de produção, com fazendas, laboratórios e indústrias de beneficiamento de pescados. “Essa empresa é interessante porque tem os três setores”, destaca.

De acordo com o professor Sandro Neves, outro aspecto positivo desse tipo de iniciativa é a possibilidade de integrar turmas de níveis distintos na mesma atividade. “É um aprendizado que favorece uma maior interligação entre os professores e os discentes dos dois cursos”, salienta.

A empresa Maris Pescados é uma das maiores do ramo do Brasil. O Laboratório visitado pelos alunos do IFCE tem como objetivo principal a produção de pós-larvas de camarão para abastecimento dos viveiros, tanto para as fazendas da própria empresa, como para produtores da região. Atualmente são produzidos cerca de 300 milhões de unidades por mês.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati