Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Alunos apresentam etapas do beneficiamento de pescados
conteúdo

Notícias

Alunos apresentam etapas do beneficiamento de pescados

AQUICULTURA

Atividade foi feita na Unidade de Processamento de Pescados do IFCE em Aracati
publicado: 17/10/2018 10h10, última modificação: 17/10/2018 11h50
Vitor Honório Atividade marcou encerramento das aulas da disciplina Beneficiamento de Pescados

Atividade marcou encerramento das aulas da disciplina Beneficiamento de Pescados

Alunos do curso técnico em Aquicultura do campus de Aracati apresentaram nesta terça-feira (16) um resumo do aprendizado na disciplina Beneficiamento de Pescados, ministrada pelo professor Sandro Neves. A atividade foi realizada na Unidade de Processamento de Pescados do campus e contou com a participação de uma comitiva de servidores da prefeitura de Aracati, formada por nutricionista, pedagoga e merendeiras da Escola de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro.

Na ocasião, os estudantes fizeram uma apresentação sobre todas as etapas do processo de produção de pescados, desde a criação ao processamento final para comercialização, com ênfase no peixe tilápia de 100 a 500 gramas. Além disso, houve uma atividade de degustação dos produtos elaborados a partir do filé do peixe.

De acordo com o professor Sandro Neves, o processamento se dá por meio de uma máquina despolpadora que possibilita separar a espinha da carne do peixe. “Dessa carne mecanicamente separada são gerados produtos como bolinha de peixe, hambúrguer, almôndegas, linguiça e salame”, explica ele. Além disso, a tilápia de 100 gramas é utilizada também para fazer o processo de sardinhagem. “Você tem um aproveitamento integral para produtos com fins comerciais, inclusive para uso na merenda escolar”, explica.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati