Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Alunos apresentam etapas do beneficiamento de pescados

Alunos apresentam etapas do beneficiamento de pescados

AQUICULTURA

Atividade foi feita na Unidade de Processamento de Pescados do IFCE em Aracati
publicado: 17/10/2018 10h10, última modificação: 17/10/2018 11h50
Vitor Honório Atividade marcou encerramento das aulas da disciplina Beneficiamento de Pescados

Alunos do curso técnico em Aquicultura do campus de Aracati apresentaram nesta terça-feira (16) um resumo do aprendizado na disciplina Beneficiamento de Pescados, ministrada pelo professor Sandro Neves. A atividade foi realizada na Unidade de Processamento de Pescados do campus e contou com a participação de uma comitiva de servidores da prefeitura de Aracati, formada por nutricionista, pedagoga e merendeiras da Escola de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro.

Na ocasião, os estudantes fizeram uma apresentação sobre todas as etapas do processo de produção de pescados, desde a criação ao processamento final para comercialização, com ênfase no peixe tilápia de 100 a 500 gramas. Além disso, houve uma atividade de degustação dos produtos elaborados a partir do filé do peixe.

De acordo com o professor Sandro Neves, o processamento se dá por meio de uma máquina despolpadora que possibilita separar a espinha da carne do peixe. “Dessa carne mecanicamente separada são gerados produtos como bolinha de peixe, hambúrguer, almôndegas, linguiça e salame”, explica ele. Além disso, a tilápia de 100 gramas é utilizada também para fazer o processo de sardinhagem. “Você tem um aproveitamento integral para produtos com fins comerciais, inclusive para uso na merenda escolar”, explica.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati