Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Aluno divulga pesquisa na área de Aquicultura

Aluno divulga pesquisa na área de Aquicultura

MENÇÃO HONROSA

Pesquisa analisa evolução de vírus que causa a doença da mancha branca
publicado: 23/05/2018 12h18, última modificação: 25/05/2018 22h40
Cícero Rodrigues (à esquerda) recebe certificado de Menção Honrosa de um representante da organização do evento

Com uma pesquisa sobre a doença da mancha branca, que afeta criações de camarão, o estudante Cícero Silva Rodrigues de Assis recebeu menção honrosa no II Simpósio de Aquicultura e Recursos Pesqueiros, realizado na cidade de Serra Talhada (PE) entre os dias 8 e 11 de maio de 2018.

Aluno do curso de Engenharia de Aquicultura, Cícero realiza a pesquisa desde 2016, quando os primeiros casos da doença foram registrados no Ceará. O trabalho é orientado pelo professor Rubens Galdino Feijó, coordenador do curso técnico em Aquicultura do campus de Acaraú, e realizado em parceria com outros pesquisadores, entre eles a professora Rachel Sabry, do campus de Aracati. Ingrid Luana Siqueira e Rodrigo Maggioni são do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará, onde uma parte importante do estudo é desenvolvido.

"No Labomar nós realizamos todo o estudo do genoma do vírus da mancha branca, utilizando equipamentos que nos permitiram identificar no DNA do vírus a evolução da doença em camarões de diferente espécies e procedências", explica Cícero. Além dos pesquisadores do Labomar, também colabora com o estudo Maximiano Pinheiro Dantas Neto, bolsista Funcap que atua no campus de Aracati.

Simpaq
A segunda edição do Simpósio de Aquicultura e Recursos Pesqueiros foi promovida pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE) e contou com uma programação em torno do tema “Multidisciplinaridade na Engenharia de Pesca: otimizando o profissional”. Já o trabalho apresentado pelo estudante Cícero Rodrigues, do campus de Aracati, tem como tema "Diagnóstico do vírus da mancha branca em Litopebaeus vannamei através da análise histopatológica e PCR em tempo real".