Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Aluno divulga pesquisa na área de Aquicultura
conteúdo

Notícias

Aluno divulga pesquisa na área de Aquicultura

MENÇÃO HONROSA

Pesquisa analisa evolução de vírus que causa a doença da mancha branca
publicado: 23/05/2018 12h18, última modificação: 25/05/2018 22h40
Cícero Rodrigues (à esquerda) recebe certificado de Menção Honrosa de um representante da organização do evento

Cícero Rodrigues (à esquerda) recebe certificado de Menção Honrosa de um representante da organização do evento

Com uma pesquisa sobre a doença da mancha branca, que afeta criações de camarão, o estudante Cícero Silva Rodrigues de Assis recebeu menção honrosa no II Simpósio de Aquicultura e Recursos Pesqueiros, realizado na cidade de Serra Talhada (PE) entre os dias 8 e 11 de maio de 2018.

Aluno do curso de Engenharia de Aquicultura, Cícero realiza a pesquisa desde 2016, quando os primeiros casos da doença foram registrados no Ceará. O trabalho é orientado pelo professor Rubens Galdino Feijó, coordenador do curso técnico em Aquicultura do campus de Acaraú, e realizado em parceria com outros pesquisadores, entre eles a professora Rachel Sabry, do campus de Aracati. Ingrid Luana Siqueira e Rodrigo Maggioni são do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará, onde uma parte importante do estudo é desenvolvido.

"No Labomar nós realizamos todo o estudo do genoma do vírus da mancha branca, utilizando equipamentos que nos permitiram identificar no DNA do vírus a evolução da doença em camarões de diferente espécies e procedências", explica Cícero. Além dos pesquisadores do Labomar, também colabora com o estudo Maximiano Pinheiro Dantas Neto, bolsista Funcap que atua no campus de Aracati.

Simpaq
A segunda edição do Simpósio de Aquicultura e Recursos Pesqueiros foi promovida pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE) e contou com uma programação em torno do tema “Multidisciplinaridade na Engenharia de Pesca: otimizando o profissional”. Já o trabalho apresentado pelo estudante Cícero Rodrigues, do campus de Aracati, tem como tema "Diagnóstico do vírus da mancha branca em Litopebaeus vannamei através da análise histopatológica e PCR em tempo real".