Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Abertas inscrições para auxílio-emergencial aos estudantes
conteúdo

Notícias

Abertas inscrições para auxílio-emergencial aos estudantes

Benefício visa subsidiar despesas de discentes em condições de vulnerabilidade diante da pandemia
última modificação: 03/04/2020 20h11

O campus de Aracati está disponibilizando auxílio-emergencial para subsidiar despesas de estudantes em situações que geram agravamento das condições de vulnerabilidade já existentes, especialmente em decorrência da situação de pandemia e calamidade pública decretada. As inscrições  vão até o dia 30 de abril, no Sistema Informatizado de Assistência Estudantil (www.sisae.ifce.edu.br).

No formulário eletrônico, o discente deve informar os dados referentes à caracterização socioeconômica, descrevendo, em detalhes, a situação de vulnerabilidade no campo "informações adicionais". Os estudantes só deverão finalizar suas inscrições após anexar todos os documentos comprobatórios (ver abaixo).

De acordo com a assistente social Flávia Holanda, do campus de Aracati, “como estamos em um contexto atípico, inclusive da necessidade de medidas de proteção da saúde de todos, informamos que, enquanto perdurem as orientações de isolamento, o benefício poderá ser concedido sem a visita domiciliar”.

O Auxílio-emergencial compõe o rol de auxílios aos estudantes em situação de vulnerabilidade do Programa de Auxílios do IFCE, não podendo ser confundido com outros auxílios ou benefícios concedidos pelo poder público. “Logo, este não tem qualquer relação com o auxílio para prover renda básica recentemente aprovado pelo poder legislativo do país”, ressalta a assistente social.

O Auxílio-emergencial do IFCE será concedido uma vez ao ano, respeitando-se o mesmo período para que seja feita nova solicitação, podendo ser pago em até quatro parcelas de até R$398,95, de acordo com o parecer social emitido pelo Assistente Social e a disponibilidade orçamentária do campus.

Documentos comprobatórios:

  • Comprovante de renda mensal de todos os membros da família maiores de 18 anos. Caso não possuam comprovante de renda formal, apresentar a declaração de renda dos familiares e do estudante;
  • Declaração de não exercício de atividade remunerada de todos os membros da família maiores de 18 (dezoito) anos, que não possuem renda;
  • Comprovante de residência, com validade de até 03 (três) meses, contados a partir da data de abertura da oferta;
  • Extrato nominal do recebimento do Programa Bolsa Família, quando a família for beneficiária, com validade de até 03 (três) meses, contados a partir da data data de abertura da oferta;


No caso de discentes menores de idade deve ser fornecida a declaração de responsabilidade das informações prestadas pelo discente, devidamente assinada pelo responsável legal.
 
Seguem os modelos de declaração que podem ser anexadas na solicitação de auxílio emergencial.

Leia também:
Campus informa sobre pagamentos de auxílios estudantis