Você está aqui: Página Inicial > Aracati > campus_aracati > Estágios e Egressos
conteúdo

Estágios e Egressos

publicado 24/07/2018 14h25, última modificação 24/07/2018 14h42

Apresentação  

A coordenação de Estágios e Egressos do campus de Aracati está ligada ao Departamento de Ensino e é responsável, entre outras atribuições, por acompanhar o cadastro do(a) estagiário(a), acompanhar o envio de relatórios, de avaliações e a observância ao cumprimento da legislação pertinente (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008). Também é papel do setor proporcionar aos estudantes de cursos técnicos e superiores atividades de aprendizagem profissional para o desenvolvimento em sua área de formação. Além disso, o setor procura identificar oportunidades e realiza a divulgação de vagas de estágios ofertadas por empresas e instituições parceiras.

Coordenador de Estágios e Egressos

Felipe Santiago Freitas de Souza
Contato: (88) 3303.1200 (Ramal 1223) ou pelo e-mail cee.aracati@ifce.edu.br

Formulários

1 - Ficha de matricula Estágio Supervisionado
2 - Relatório Diário de Atividades.pdf
3 - Relatório periódico de atividades.pdf
4 - Termo de realização e avaliação do estágio
5 - Relatório final de Estágio (cursos técnicos)
6 - Modelo de Declaração de Conclusão de Estágio

Acesse aqui: Manual do Estagiário do IFCE (Resolução nº 028-2014)

Orientações

  • O estágio pode ser obrigatório, quando a carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma; ou não obrigatório, quando é realizado como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.
  • As partes concedentes são as pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, que ofertam estágio.
  • O estágio deverá ter acompanhamento efetivo do professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios de atividades.
  • Só estão aptos a estagiar os alunos regularmente matriculados.
  • A carga horária máxima permitida do estagiário é de 6 horas diárias, o que corresponde a 30 horas semanais;
  • O(a) estagiário(a) tem direito a recesso remunerado sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares. O recesso será concedido de forma proporcional em contratos inferiores a 12 (doze) meses.
  • A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá ser superior a 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário(a) portador(a) de deficiência. 
  • As ausências do(a) estagiário(a) poderão ser descontadas no valor da bolsa.
  • O(a) aluno(a) não terá validado seu estágio obrigatório quando proceder ao trancamento ou abandono do semestre ou do curso ou, ainda, à reprovação por faltas em todas as disciplinas cursadas no respectivo período ou semestre.
  • A efetivação da matrícula no Estágio Supervisionado será no Setor de Estágios. Neste ato, o(a) aluno(a) deverá apresentar a ficha de matrícula no estágio devidamente preenchida e assinada, tratando-se de condição básica para o início do Estágio Supervisionado e a contagem da carga horária necessária para o seu cumprimento. 
  • Compete ao aluno(a), por ocasião do encerramento do Estágio Supervisionado, protocolar, em local a ser definido pelo setor de estágio, o requerimento de conclusão deste, o relatório final e a ficha de avaliação do estagiário firmada pelo supervisor do estágio na parte concedente.