Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Wally Menezes é eleito novo reitor do IFCE
conteúdo

Notícias

Wally Menezes é eleito novo reitor do IFCE

ELEIÇÕES IFCE 2020

Professor terá mandato de 4 anos a partir de fevereiro de 2021
última modificação: 14/11/2020 01h44

O professor Wally Menezes foi eleito, nesta sexta-feira (13/11), novo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para o quadriênio 2021-2025. O candidato obteve 43% do total de votos, considerando o peso paritário entre docentes, técnicos administrativos (TAEs) e alunos, sendo 3.026 votos de estudantes, 1.218 de professores e 940 de TAEs. Veja aqui o mapa de apuração.

A votação envolveu a comunidade acadêmica dos 33 campi, da reitoria e do Polo de Inovação do IFCE. Pela primeira vez, o pleito foi realizado totalmente online, por meio da ferramenta virtual Helios Voting. A Instituição adotou a solução, que já havia sido testada e implementada em eleições da rede federal pelo Brasil, para atender às recomendações de distanciamento social decorrentes da pandemia de Covid-19, garantindo que todos pudessem exercer a participação democrática com segurança. Terminais físicos de votação foram disponibilizados para eleitores sem acesso à internet em seus respectivos municípios.

Em segundo lugar na votação, ficou o professor Júlio César da Costa Silva, com 16,1% dos votos; seguido de João Medeiros Tavares Júnior (com 3,7 %); e Geraldo Fernando Gonçalves de Freitas (0,8%). Uma comissão de avaliadores, composta por quatro docentes do IFCE e três representantes de outros institutos federais, acompanhou todo o processo eleitoral, de forma a garantir a transparência e a legitimidade do pleito.

O resultado preliminar será publicado pela Comissão Eleitoral Central nesta segunda-feira, 16, cabendo recursos a ele até o dia seguinte, 17. O julgamento dos eventuais recursos pela comissão e a publicação do resultado final da eleição serão feitos na quarta-feira, 18, mesma data em que deve ser encaminhada a ata final do processo eleitoral ao Conselho Superior do IFCE para apreciação e homologação. A posse deve ocorrer em fevereiro de 2021, a depender da data de nomeação do vencedor pelo Ministério da Educação (MEC).

Biografia

José Wally Mendonça Menezes é ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), do curso técnico de Telecomunicações, e graduado, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do IFCE desde 2010, quando começou a lecionar no Departamento de Engenharia de Telecomunicações do campus de Fortaleza.

Já atuou em vários cargos de gestão no IFCE, entre os quais coordenador de cursos, coordenador de Inovação, coordenador de Pós-graduação e assessor da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Desde 2017, ocupava a função de pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto.

Novos diretores-gerais

A comunidade acadêmica também escolheu, nesta sexta-feira (13/11), os novos diretores-gerais de 29 campi. No campus de Acaraú, foi eleito como novo diretor-geral o professor João Vicente Mendes Santana, da área de Pesca. A lista completa dos eleitos pode ser acessada aqui.

Comunicação Social - reitoria