Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Técnica de artesanato de Acaraú é levada para Estância (SE)
conteúdo

Notícias

Técnica de artesanato de Acaraú é levada para Estância (SE)

Artesanato

Extensionista da prefeitura de Estância aprofundou para disseminar a técnica em sua região
publicado: 24/05/2017 15h05, última modificação: 24/05/2017 15h07
Edson Costa Clicio ao lado de Soniamar nas dependências do campus

Clicio ao lado de Soniamar nas dependências do campus

Mais uma vez o campus de Acaraú do IFCE rompe suas fronteiras. Na semana passada, a unidade recebeu a visita do engenheiro agrônomo Clicio Souza Santos, da Prefeitura de Estância, Sergipe, nas dependências do campus, com vistas a aprofundar-se acerca da técnica de confecção de artesanato utilizando como matéria-prima resíduos de pescado e sucata marinha, tais como conchas, búzios, escamas de peixe etc., que se tornam diversos objetos como ímã de geladeira, capas de pufs, quadros, sinos dos ventos etc. O trabalho é confeccionado por professores e bolsistas do grupo de artesanato IFCe'Arte, projeto de extensão que já tem elaborado inúmeros produtos expostos em feiras e eventos e até mesmo comercializado em loja virtual.

A técnica adotada aqui foi disseminada pela Coordenadora do IFCe'Arte, professora Soniamar Saraiva, em uma capacitação realizada em Sergipe, mediante articulação com a Universidade Federal de Sergipe e a Prefeitura de Estância. E esta, com vistas a aprofundar e disseminar a técnica em sua região, enviou à unidade acarauense um engenheiro agrônomo extensionista, Clicio Souza Santos, que interagiu com os membros do IFCe'Arte e leva na bagagem muita experiência.

Um grupo com mais de 25 mulheres marisqueiras, moradoras da orla e empreendedoras há cerca de seis meses já estão utilizando-se dessa tecnologia para geração de renda e de oportunidades, por meio da economia solidária e sustentabilidade ambiental, aproveitando a riqueza ambiental das praias de Sergipe, o que rendeu até exposições para fora do Estado.

Segundo Soniamar Saraiva, as parcerias estabelecidas com outras instituições, como a Prefeitura de Estância, mostram a seriedade e potencialidade do projeto de extensão do IFCe'Arte, além de disseminar essa grande técnica de arte com materiais que seriam descartados e subutilizados e passam a ter um belo resultado, virando artesanato.