Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Sobral abre inscrições para Mestrado em Ensino de Física
conteúdo

Notícias

Sobral abre inscrições para Mestrado em Ensino de Física

Inscrições para o mestrado profissional seguem até 15 de março. São 12 vagas
última modificação: 15/02/2021 11h38

Estão abertas, até o dia 15 de março de 2021, as inscrições para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), que será ofertado gratuitamente pelo campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O processo seletivo será de forma remota, com taxa de inscrição de R$ 65 (pagamento pode ser feito até 19 de março). O primeiro passo é preencher o formulário eletrônico.

Em um segundo momento, será preciso enviar, por e-mail, cópias digitais da seguinte documentação: documento de identificação e CPF; diploma de curso de graduação (frente e verso) ou declaração oficial de colação de grau ou comprovante de matrícula em semestre final de curso; histórico escolar de curso de graduação; e memorial constituído de exposição escrita sobre a trajetória profissional do(a) candidato(a).

A seleção conta com duas etapas: prova escrita virtual (no dia 18 de abril) e defesa de memorial virtual (26 a 30 de abril). São 12 vagas. O início das atividades letivas será no segundo semestre de 2021.

O campus de Sobral é um dos polos do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), voltado a professores de ensino médio e fundamental. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Física (SBF). O MNPEF é exclusivo para professores em exercício de docência em Física ou em Ciências na Educação Básica, que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou que sejam estudantes do último período desses cursos.

O objetivo é capacitar em nível de mestrado professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos. O mestrado gratuito é o primeiro na área de Física na Região Norte. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para mnpef.sobral@ifce.edu.br.

Tiago Braga - campus de Sobral

SERVIÇO
Inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino de Física

Quando: até 15 de março
Onde: pela internet
Edital nacional
Edital complementar