Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Sisu 2021.1: Inscrições estão abertas e seguem até 14/4
conteúdo

Notícias

Sisu 2021.1: Inscrições estão abertas e seguem até 14/4

Sisu

Oferta no campus de Acaraú: cursos de Física e Ciências Biológicas; inscrições pelo site sisu.mec.gov.br
última modificação: 13/04/2021 18h39
Inscrições seguem até 14 de abril; Leia o edital e não deixe para última hora!

Inscrições seguem até 14 de abril; Leia o edital e não deixe para última hora!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou o edital de seleção de candidatos para seus cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), edição 2021.1.

São 2.157 vagas em 61 cursos de diversas áreas do conhecimento, distribuídos nos campi de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Paracuru, Sobral, Tauá e Ubajara. O sistema utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

Das vagas ofertadas pelo IFCE, 1066 serão destinadas à ampla concorrência e 1091 serão reservadas para candidatos que façam jus às cotas sociais estabelecidas por meio da Lei Federal nº 12.711/2012.

Entre as formações oferecidas pelo IFCE no SISU estão Automação Industrial, Ciência da Computação, Licenciatura em Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Mecânica, Gastronomia, Mecatrônica Industrial, Música, Nutrição, Teatro, entre outras. A divulgação do resultado da Chamada Regular do Sisu 2021.1 está prevista para o dia 16/04/21.

Como de praxe, o candidato poderá realizar a inscrição para até duas opções de vaga. Nós preparamos um guia com algumas perguntas frequentes:

Quando ocorrem as inscrições e como realizá-las?

As inscrições acontecem exclusivamente pelo endereço eletrônico sisu.mec.gov.br até às 23 horas e 59 minutos do dia 14/04/2021 (horário oficial de Brasília-DF). O período de inscrições, originalmente programado para terminar em 09/04, foi estendido pelo MEC.

Onde consultar os cursos e as vagas oferecidas pelo IFCE no SISU 2021.1?

Os cursos, os turnos e o número de vagas totais ofertados por meio do Sisu constam no Termo de Adesão do IFCE ao SISU, disponível aqui.

Fui aprovado(a). O que devo fazer?

Muita atenção: o edital prevê algumas fases para o ingresso do estudante na instituição.

O primeiro deles, como de costume, é a pré-matrícula, realizada virtualmente pelo sistema eSolis (https://esolis.ifce.edu.br/) durante o período da chamada regular e da chamada da lista de espera do processo seletivo SISU. O período previsto para a realização das pré-matrículas da chamada regular, segundo o cronograma, vai das 8 horas do dia 19/04/2021 às 23h59min do dia 23/04/2021 (horário oficial de Brasília-DF).

O login no ESolis é feito da seguinte forma:

Número de inscrição no ENEM + – (hífen) + 1 (Número da edição do Sisu).

Ex.: 191234567890–1, no caso do SISU 2021.1.

A senha é o número do CPF do candidato (sem pontos e sem traço).

Ao acessar o Esolis, o candidato deverá selecionar o processo seletivo em questão, preencher corretamente os formulários e enviar corretamente a documentação exigida para que sua pré-matrícula seja efetuada. O candidato que não apresentar a documentação exigida perderá o direito à vaga. O candidato poderá editar sua solicitação até o final do período de pré-matrícula.

Em seguida vem a confirmação de matrícula, realizada de forma virtual durante os primeiros cinco dias letivos do semestre de ingresso, de acordo com as orientações do campus.

Outra fase importante é a comprovação da veracidade da documentação, realizada de forma presencial, conforme cronograma a ser publicado na página eletrônica do IFCE/SISU, quando forem retomadas as atividades presenciais. A comprovação dos documentos deverá ser feita no campus para o qual o candidato pleiteou vaga.

A aferição de heteroidentificação também será  realizada posteriormente para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) que tenham se matriculado nas vagas ofertadas a pretos, pardos e indígenas.

Qual a documentação exigida para a pré-matrícula?

O detalhamento da documentação está no item 6 do edital do SISU 2021.1 no IFCE. Leia com atenção para não esquecer nenhum documento!

Quando sai o resultado da pré-matrícula da chamada regular?

O cronograma prevê a data de 27/04/2021 para a divulgação do resultado dessa fase. Lembrando que os dias 28 e 29/04 estarão reservados para a regularização das pré-matrículas da chamada regular, e o resultado pós regularização deve ser divulgado no dia 30/04.

Como participar da lista de espera?

Para constar na lista de espera, o candidato deverá, obrigatoriamente, confirmar o interesse pela vaga, no endereço eletrônico do Sisu (http://www.sisu.mec.gov.br/),  conforme cronograma do processo seletivo. O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer. Vale lembrar que o candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista, independente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. O cronograma prevê o prazo que vai do dia 16 a 23/04 para a manifestação do interesse de participar da lista de espera.

A lista originará duas classificações:

a) a primeira classificação inclui todos os estudantes que manifestaram interesse por concorrer na lista de espera, inclusive os inscritos nas vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711, de 2012, e eventuais ações afirmativas adotadas pelas instituições, consoante o  limite de  vagas disponíveis na instituição, por local de oferta, curso e turno na modalidade de ampla concorrência;

b) a segunda classificação inclui os estudantes que se candidataram às vagas reservadas na forma da Lei nº 12.711 de 2012, concorrendo por classe de reserva de vagas escolhida, e às eventuais ações afirmativas adotadas pelas instituições, nas modalidades de concorrência para as quais manifestaram interesse na lista de espera, observado o seguinte:
I. caso o estudante inscrito na modalidade de reserva de vagas na forma da Lei nº 12.711 de 2012, possua  nota para ser selecionado em ampla concorrência, será selecionado nessa modalidade, e sua inscrição é retirada do cômputo de inscrições às vagas reservadas. Esse candidato deverá entregar a documentação referente ao ingresso pela ampla concorrência;

II. caso o estudante não possua nota para ser selecionado em ampla concorrência, manterá sua classificação de acordo com a opção de reserva da Lei nº 12.711, de 2012, escolhida durante o período de inscrição.
A classificação será em ordem decrescente, de  acordo com a nota obtida no curso para o qual manifestou interesse em participar da lista de espera, levando em consideração as eventuais bonificações obtidas.

O que são as vagas remanescentes?

Bom, o candidato que enviar a documentação corretamente e que não seja selecionado dentro das vagas ofertadas para a lista de espera concorrerá às vagas remanescentes. Funciona assim:

A manifestação de interesse por vagas remanescentes se dará pelo envio da documentação no período de pré-matrícula da lista de espera. Obedecendo à classificação da lista geral da lista de espera (considerando as bonificações), serão realizadas sucessivas convocações de candidatos por meio de contato telefônico e por mensagem eletrônica (e-mail).

O candidato convocado será informado quanto ao surgimento da vaga e às condições de acesso às atividades de  ensino. Caso não  tenha interesse em  ocupar a  vaga, o  candidato  deverá formalizar sua desistência, segundo as orientações do campus e será convocado o candidato seguinte. Caso o candidato não  formalize sua  desistência no  prazo estabelecido pelo campus,  perderá o  direito à  vaga e  será convocado o candidato seguinte. As convocações se encerrarão no momento em que as vagas remanescentes forem preenchidas.

E a chamada pública?

Sim, existe ela também. Na hipótese de existência de vagas ociosas após o final das convocações descritas na fase das vagas remanescentes, o campus poderá reabrir o prazo para envio da documentação e realizar um processo de chamada pública. O campus divulgará uma lista na página IFCE/SISU, obedecendo à classificação da lista geral da lista de espera (considerando as bonificações), contendo o nome dos candidatos aprovados e que ainda não tiverem efetivado pré-matrícula.

O edital do SISU 2021.1 no IFCE e seus anexos estão na página do SISU/IFCE. Leia com atenção!


Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria