Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Simulador de Manobras de Embarcação e Pesca é inaugurado
conteúdo

Notícias

Simulador de Manobras de Embarcação e Pesca é inaugurado

ACARAÚ

Equipamento permitirá simular diversas situações de navegação no mar, servindo como ferramenta didático-pedagógica
publicado: 31/10/2017 13h11, última modificação: 31/10/2017 16h47
Edson Costa João Vicente ao lado do representante da empresa

João Vicente ao lado do representante da empresa

O campus de Acaraú realizou, no dia 26 de outubro, a inauguração do Simulador de Manobras de Embarcação e Pesca, primeiro em toda rede de educação tecnológica do País. A solenidade, presidida pelo Reitor do Instituto, Virgílio Araripe, contou com a participação maciça de gestores da Instituição e de várias autoridades civis e militares, inclusive acadêmicos e pesquisadores da UFC,UFPI, UFERSA , IFRN entre outras.

O equipamento permitirá simular diversas situações de navegação no mar, servindo como ferramenta didático-pedagógica aos cursos voltados à área marítimo-pesqueira da unidade, além de ser demonstrado em visitas técnicas a diversos alunos da Educação Básica e Média da região. A ideia da instalação do equipamento veio após reunião do responsável pelo Ensino Profissional Marítimo Pesqueiro do campus, Professor João Vicente, com representante da empresa responsável pelo simulador em Cingapura, no ano de 2016.

Para o professor João Vicente, a inauguração do equipamento é um marco na área da pesca da região e do País. "Hoje é um dia especial, um dia marcante na educação profissional tecnológica na área de pesca, com o nosso campus saindo na frente,  passando a dispor de um módulo de pesca, o único do País, dispondo de um simulador de navegação que poucas instituições têm", referenciou.

Professor João Vicente enfatizou o grande papel pedagógico do simulador na Instituição. "Nós queremos utilizar este equipamento para transformar, para formar, para qualificar e modificar para melhor o setor da pesca, profissionalizar e mostrar que a pesca é mais do que viável, tendo um presente e um futuro", destacou.

A professora Soniamar Saraiva, da área de pesca, declarou se sentir honrada em ter sido designada como Madrinha do simulador e disse que a implantação do equipamento representa um grande passo a nível educacional na unidade. "Enquanto professora do Instituto, tenho ciência de quanto esse simulador é importante para os nossos alunos, para os alunos de outras instituições e para todo setor pesqueiro de Acaraú e da região", pontuou.

Para o diretor-geral do campus, Márcio Bezerra, a inauguração do simulador foi um acontecimento histórico "não só para o nosso campus, mas para o Ensino Pesqueiro e Marítimo-Portuário, passando Acaraú a dispor desse simulador eletrônico de navegação, gerador de grandes oportunidades aos nossos alunos, numa inovação fora do comum, que coloca hoje nosso campus como referência no Brasil. Até porque não existem cursos de pesca que tenham um equipamento similar a esse que nós passamos a dispor", disse.

Para o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, não há como mensurar os enormes ganhos da Instituição com a aquisição do simulador. "Estamos presenciando o início de mais um laboratório moderno simulando a realidade do que acontece em alto-mar, permitindo grandes avanços aos cursos voltados à pesca e ao fazer na pesca na costa cearense e brasileira, por meio de uma alta tecnologia adotada por grandes instituições mundo afora e agora temos essa tecnologia aqui perto de nós", comemorou.