Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Sessão na Câmara lembra 10 anos de atividades do campus de Acaraú

Sessão na Câmara lembra 10 anos de atividades do campus de Acaraú

Acaraú 10 anos

Na sessão solene, abordou-se a trajetória educacional do campus e as inúmeras atividades ao longo desta década nos pilares do Ensino, Pesquisa e Extensão
última modificação: 31/08/2020 15h49
"Divulgação" Manoel Paiva ladeado pela professora Rafaela e João Vicente na sessão

Manoel Paiva ladeado pela professora Rafaela e João Vicente na sessão

A Câmara Municipal de Acaraú realizou, na última sexta-feira, 28 de agosto, Sessão Solene em homenagem aos 10 anos de atividades do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Na ocasião, gestores e docentes da unidade fizeram uma breve apresentação institucional, discorrendo sobre a trajetória educacional do equipamento, que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, bem como abordou-se a importância da unidade para a região do Baixo Vale do Acaraú, com a oferta de cursos técnicos, superiores, de pós-graduação, formação inicial e continuada (FIC), além de inúmeros projetos de Pesquisa e de Extensão. Ainda reforçou-se a parceria entre a Casa de Leis e o Instituto.

Em seu pronunciamento na Tribuna, o diretor-geral do campus, Manoel Paiva, destacou a importância da Instituição em Acaraú, com seu leque de cursos e projetos, bem como traçou as projeções futuras. "Essa Instituição desenvolve-se cada vez mais e sonhamos  com os próximos 10 anos. Seguimos promovendo a formação de profissionais de excelência e a ascensão social dos cidadãos desta região", frisou.

O gestor pontuou os cursos técnicos ofertados pela unidade: Aquicultura, Construção Naval, Eventos, Meio Ambiente, Pesca e Restaurante e Bar; os cursos superiores de Física e Ciências Biológicas; curso de pós-graduação em nível de especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; além de inúmeros cursos de formação inicial e continuada, entre os quais nas áreas de xadrez, hidroginástica, natação, de línguas etc. Além disso, com a aprovação do plano de estudos de potencialidades, estuda-se a implantação no campus dos cursos técnicos em Eletromecânica e de Administração, além dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Turismo e bacharelado em Engenharia Ambiental. "Ainda estamos na corrida para a implementação de novos cursos, sempre buscando trazer um leque maior de opções de formação e aperfeiçoamento para a região", destacou Manoel Paiva.

Para o professor João Vicente, da área de Pesca e um dos primeiros docentes da unidade, em seu uso da Tribuna, discorreu acerca da importância do equipamento educacional, que tem se destacado cada vez mais na Pesca e áreas afins, colaborando para o desenvolvimento regional. "Estamos comemorando 10 anos. Como o tempo passa rápido! Neste tempo, construímos muitas coisas, mas fizemos até agora um trampolim para crescermos muito mais. Hoje nós somos referência na formação da área da Pesca. Somos o único curso técnico em Construção Naval. Formamos mais uma turma de pescadores especializados, sendo que somente nós em Acaraú e nossos parceiros de Itajaí (SC) ofertam tal formação. Mas não adianta pararmos por aqui. Temos que refletir o que já foi feito e projetar para os próximos 10 anos. Mas nos orgulhamos de fazer parte de uma Instituição de referência", pontuou.

A professora Rafaela Maia, coordenadora do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), ressaltou na tribuna sua ligação com a cidade de Acaraú desde a infância, com sua convivência nas áreas de manguezal, manguezal este que se tornou a matéria-prima de seu trabalho hoje. A docente enfatizou a importância desse ecossistema para o quesito histórico-cultural do Município e falou da importância da Instituição na formação profissional e tecnológica. Ainda ratificou o pedido de apoio da Casa de Leis e da sociedade para com o equipamento educacional que deve ser ainda mais conhecido e apropriado pelos cidadãos do Baixo Vale. "Pedimos esse apoio para a Câmara, como fizemos diversas outras vezes, e pedimos o apoio da sociedade, pois acreditamos na Educação Pública como fomentadora de um amanhã melhor", disse a professora emocionada.

Na sessão, foi passado vídeo institucional do campus, abordou-se as origens e trajetórias da unidade e os parlamentares ressaltaram a importância do Instituto para o desenvolvimento da cidade e dos cidadãos de todo Vale. O presidente da Casa de Leis, vereador Edinilton Lima Araújo, falou de sua alegria em receber a comitiva do IFCE e no momento em homenagem à Instituição e parabenizou a todos que fazem parte do campus acarauense pelos 10 anos de existência. Após a sessão, seguiu-se momento social com interação entre os parlamentares e gestores e servidores da unidade.

Edson Costa - Acaraú