Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Seminário em Acaraú discute desenvolvimento turístico da região
conteúdo

Notícias

Seminário em Acaraú discute desenvolvimento turístico da região

TURISMO INTERDISCIPLINAR

Seminário contou com ampla programação, que incluiu palestras, apresentações culturais e debates
última modificação: 19/09/2019 10h23
David Bardawil Professor Dr. Paulo Henrique em palestra sobre Turismo Adaptado
  • David Bardawil"> fotoseminarioturismo.jpg

Professor Dr. Paulo Henrique em palestra sobre Turismo Adaptado

O campus de Acaraú do IFCE, por meio do Laboratório de Turismo e Estudos Interdisciplinares do Ceará - LABTEIC, promoveu, no dia 18 de setembro, o I Seminário sobre Turismo e Estudos Interdisciplinares. O evento contou com palestras, apresentações orais e de cases de sucesso, além do Fórum de Turismo do Litoral Extremo-Oeste do Ceará - FORTEXO.

Segundo o aluno do curso Técnico em Eventos, Robson Araújo, o seminário teve por objetivo "disseminar o potencial turístico da região do Extremo Oeste e, a partir daí, propomos atividades que exploram, de forma atrativa essas potencialidades. Aqui, por exemplo, no FORTEXO, que conta com representantes do Poder Público, será apontado o que cada cidade pode implementar para incrementar o setor turístico, com fins a um maior desenvolvimento socioeconômico dessa região", apontou.

A programação contou com uma palestra sobre "Turismo Adaptado", ministrada pelo professor Dr. Paulo Henrique Lima de Oliveira, Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e profissional com deficiência física. O evento contou com relatos de cases de sucesso sobre inovação no marketing turístico e atividades de recreação. Foi ainda apresentada a proposta e metodologia de trabalho do Laboratório LABTEIC e promovido um intenso debate com a realização do FORTEXO, que trouxe à tona a troca de experiências sobre o investimento turístico.

Conforme a professora Amaurícia Lopes, da área de Turismo do campus de Acaraú, a realização do Seminário e do Fórum revestiu-se de grande relevância, uma vez que "o campus dispõe de cursos voltados a esse eixo turístico, ou seja, Técnico em Eventos e Técnico em Restaurante e Bar, além do curso de Especialização em Meio Ambiente, que apresenta disciplinas que trabalham essas vertentes do turismo e da cultura, além de ser importante pelo desenvolvimento por que a região passa nesses últimos anos, destacando as potencialidades que observamos por aqui, bem como a necessidade de fortalecimento das políticas públicas com vistas a que a atividade turística aconteça de forma mais sustentável", destacou.

Conforme a professora Rosaline OLiveira, coordenadora do LABTEIC, o evento foi de grande importância para "se pensar o fortalecimento do Turismo na região Extremo-Oeste do litoral cearense, pensando a sustentabilidade do setor e proporcionando parcerias para pesquisas direcionadas ao segmento turístico e o desenvolvimento do setor", pontuou.

O evento contou com a presença de alunos e docentes dos cursos técnicos e das licenciaturas do campus de Acaraú, professores e discentes do Ensino Médio da Escola Profissional de Acaraú e Secretários de Turismo e técnicos da pasta dos Municípios que integram o FORTEXO.