Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Acaraú presta homenagem a professor do IFRN
conteúdo

Notícias

Acaraú presta homenagem a professor do IFRN

COLABORAÇÃO

O docente faleceu após visita à solenidade de inauguração do simulador em Acaraú
publicado: 05/02/2018 10h55, última modificação: 05/02/2018 11h53
"Divulgação" O docente (in memorian) com suas alunas do Rio Grande do Norte

O docente (in memorian) com suas alunas do Rio Grande do Norte

O campus de Acaraú do IFCE prestou uma grande homenagem in memoriam ao professor Alberto Luiz Vasconcelos Motta, que foi docente do curso técnico de Recursos Pesqueiros do campus de Macau do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A sala do Simulador de Manobras de Embarcação e Pesca recebeu o nome do docente em solenidade realizada no dia 30 de janeiro, nas dependências do Instituto em Acaraú.

Ao evento compareceram o diretor-geral do campus, Márcio Bezerra, o coordenador do curso técnico em Pesca e responsável pelo ensino profissional marítimo do campus, João Vicente, docentes e alunos dos cursos de Pesca do campus acarauense, além dos discentes do curso Tecnológico em Processos Ambientais, junto com o professor Régis Vasconcelos, da unidade de Camocim. Também se fez presente o inspetor náutico da Petrobras, Francisco José Cunha Martins.

Na ocasião, a professora Soniamar Saraiva, da área de Pesca do campus acarauense, fez uma homenagem in memoriam ao professor Alberto destacando o grande legado deixado por ele em meio à efemeridade da vida.

Segundo o coordenador do curso de Pesca e responsável pelo Ensino Profissional Marítimo do campus de Acaraú do IFCE, professor João Vicente Mendes Santana, a homenagem justifica-se pelo fato de o "docente ter atuado com atuação marcante na área, com grande referência profissional, ministrava as disciplinas com comprometimento e em suas últimas horas de vida esteve presente no campus de Acaraú no ato de inauguração do simulador, um dos maiores marcos históricos de nossa Instituição, ou seja, uma justa homenagem para uma pessoa que vinha desempenhando um brilhante trabalho na área há bastante tempo", destacou.

Confira a biografia resumida do homenageado:

O Professor Alberto Luiz de Vasconcelos Motta, nascido em 31 de outubro de 1956, graduou-se em engenharia de pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1997. De 1998 a 2002, foi chefe de controle de Qualidade na empresa Tunamar Comércio Ltda. Em 2002, cursou especialização em Pesca, Navegação e Transporte Marítimo pela Escola Oficial Náutico-Pesqueira de Ferrol, na Espanha. Foi secretário-adjunto de pesca na Prefeitura Municipal de Cabedelo entre 2005 e 2008. Foi motorista de pesca em embarcações de navegação interior e de mar aberto. Chegou ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, onde permaneceu entre 2007 e 2012, como professor substituto na área de pesca e navegação. No mesmo período, também foi instrutor de cursos do Ensino Profissional Marítimo junto à Capitania dos Portos da Paraíba, ministrando as disciplinas de Navegação, Meteorologia e Oceanografia nos Cursos de Formação de Aquaviários (CFAQ) nas seguintes categorias: Patrão de Pesca Interior (PPI), Moço de Convés (MOC) e Pescador Especializado (PEP). Em 2013, ingressou como docente efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, para atuar no curso técnico em Recursos Pesqueiros. Neste Instituto, ministrou principalmente as disciplinas de Marinharia e Confecções de Apetrechos de Pesca, Tecnologia Pesqueira e Tecnologia do Pescado, até o dia 27 de outubro de 2017, data de seu falecimento. Ainda neste Instituto, atuou arduamente junto à gestão e corpo docente para que o IFRN fosse credenciado pela Marinha do Brasil com a finalidade de ministrar cursos do Ensino Profissional Marítimo voltados à categoria dos pescadores, obtendo êxito. Durante sua trajetória profissional e acadêmica, trabalhou principalmente nos seguintes temas: pesca oceânica e meio ambiente marinho.