Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Roda de Conversa com o CEDECA é realizada em Acaraú
conteúdo

Notícias

Roda de Conversa com o CEDECA é realizada em Acaraú

Roda de Conversa

O momento buscou levar os alunos a pensar sobre direitos humanos e garantia de direitos das crianças e adolescentes
publicado: 27/03/2019 10h41, última modificação: 27/03/2019 17h03
David Bardawil Momento contou com grande dinamicidade e interação
  • David Bardawil"> fotorodacedeca.jpg

Momento contou com grande dinamicidade e interação

O campus de Acaraú do IFCE contou, na tarde da última quarta-feira (26), com uma roda de conversa com Renata Fernandes e Efferson Mendes, ambos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), uma Organização Não Governamental sediada em Fortaleza que trabalha a garantia de direitos do público infanto-juvenil. No momento, que contou com ampla participação dos discentes da unidade acarauense do Instituto, foram abordadas temáticas diversas que versaram sobre Cidadania, Direitos Humanos e Empoderamento Juvenil. A atividade é fruto da disciplina de Relações Interpessoais.

Conforme a professora Camila Franco, que ministra a disciplina e é uma das articuladoras da roda de conversa, o grande objetivo foi "ajudar na formação dos alunos enquanto pessoa, enquanto cidadão, abordando temáticas que levem ao desenvolvimento da cidadania. O pessoal do CEDECA, que trabalha com muita garra, muito ativismo, trouxe uma metodologia dinâmica para essa atividade, esse sair do comodismo, despertando nos nossos alunos o empoderamento e ativismo juvenil", pontuou.

Ainda de acordo com Camila Franco, foi firmada uma parceria com o CEDECA para que representantes da entidade compareçam outras vezes ao campus do Instituto, com vistas a abordar temas transversais que versem sobre os direitos humanos, especialmente em relação às crianças e adolescentes. "A ideia é que perpetuemos momentos assim e consigamos captar cada vez mais um número maior de alunos", destacou.

Segundo a docente, o evento foi bastante dinâmico, contando com a grande verve artística dos formados em Teatro, Efferson e Renata, esta também é cantora. Ambos envolveram em sua apresentação música, dança e encenação teatral. "Isso cativa os alunos e os impulsiona a ter contato com o conteúdo de forma dinâmica e prazerosa", opinou.

O encontro teve também a organização das professoras Elisângela Sousa e Gabriele Gruska, ambas do curso técnico de Restaurante e Bar do campus. A unidade tem sido palco de constantes rodas de conversa sobre temas do cotidiano, levando os discentes a uma formação mais ampla.