Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Retomadas as visitações de escolas ao campus de Acaraú
conteúdo

Notícias

Retomadas as visitações de escolas ao campus de Acaraú

Visitas guiadas

Por meio de visitas guiadas os alunos são ambientados às dependências físicas do campus e às propostas dos cursos
última modificação: 13/09/2022 18h32
Edson Costa Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios
  • Edson Costa"> 01.jfif

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios

Teve início, na manhã desta terça-feira, 13 de setembro, as visitações ao Instituto Federal do Ceará por parte das escolas da rede municipal de ensino de Acaraú. Por meio de visitas guiadas os alunos são ambientados às dependências físicas do campus e às propostas dos cursos, entre os quais os da modalidade do ensino médio integrado: Aquicultura, Construção Naval e Pesca, cursos que serão ofertados no início de 2023. Nestes, o estudante pode cursar o ensino médio integrado à um curso técnico no Instituto. As visitações das escolas passou um tempo suspensa, por ocasião da pandemia, mas foram retomadas neste mês, oportunizando a apresentação do IF ao seu público-alvo potencial. Até o dia 22 de setembro, a estimativa do campus é receber a visitação de cerca de 950 alunos dos 9º anos de escolas tanto da sede como dos distritos. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Conforme a professora Fabiana Carvalho, Chefe do Departamento de Ensino do campus, as visitas guiadas tem por objetivo "apresentar aos alunos que estão concluindo o ensino fundamental todas as possibilidades para o ensino médio, fazendo com que os alunos possam conhecer a proposta dos cursos, os laboratórios, potencialidade do mercado de trabalho, além da prospecção para o ingresso nos cursos superiores. É um momento de conhecimento e de estímulo para que os discentes possam fazer uma escolha mais embasada", ressaltou.

Segundo a professora Ana Paula, do setor de multimeios da Escola Municipal Deputado José Filomeno, a iniciativa da visitação ao Instituto Federal é "muito importante, muito rico para os alunos e torcemos que esse momento sirva de incentivo para melhorar o desempenho deles, vislumbrando a possibilidade de ingressarem no IF", ressaltou.

A aluna Eduarda Nascimento, do 9º ano da Escola Municipal Deputado José Filomeno achou "muito legal, muito interessante o que vi no Instituto e, quem sabe, eu e meus colegas possamos estudar um dia aqui. Basta querer e estudar bastante", disse.
Abriram o cronograma de visitação, além da Escola Deputado José Filomeno, as escolas Higino de Sousa e Joelina Ribeiro Ramos, todas da sede do Município. Até o dia 15, será a vez das escolas da sede; e de 20 a 22, as escolas dos distritos de Juritianha, Lagoa do Carneiro, Aranaú, além da região das praias. As escolas particulares da sede de Acaraú, que possuem até 9° ano também estão participando do evento.

A expectativa do Departamento de Ensino do campus é das melhores. "Estas semanas de visitações serão relevantes para a instituição e para os jovens do município de Acaraú. Os alunos estão sendo estimulados, deu para perceber que eles gostaram do que viram e nós estamos muito felizes de recebê-los aqui, os quais muitos farão parte da nossa comunidade educativa", relatou professora Fabiana Carvalho.

Edson Costa - Acaraú