Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Reitores reforçam apoio à Rede Federal na Câmara dos Deputados
conteúdo

Notícias

Reitores reforçam apoio à Rede Federal na Câmara dos Deputados

REUNIÃO COM PARLAMENTARES

Gestores tomam medidas para evitar que contingenciamentos afetem atividades nos IFs
publicado: 25/09/2017 10h38, última modificação: 25/09/2017 10h38

O reitor Virgílio Araripe participou de reunião técnica da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, na última quarta (20), em Brasília/DF. Na ocasião, parlamentares de diversos partidos reforçaram apoio à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A pauta incluiu a atualização do orçamento em 2017, recursos para 2018 e ações de ensino, pesquisa e extensão. Esses itens, especialmente as dificuldades financeiras, também foram levados ao plenário.

Com expressiva presença de reitores de todo o Brasil, a reunião contou com a participação do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Brandão, que fez a leitura da "Carta de Santarém: em defesa da Rede Federal", aprovada pelo Pleno do Conif em 10 de agosto de 2017, na qual o colegiado reitera o direito de acesso à educação e solicita o apoio da sociedade para a manutenção das condições de trabalho dos 38 institutos federais, dos dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II.

Dos recursos programados para 2017, até o momento, foram liberados 45% da verba de investimento e 80% de custeio. Esse corte dificultou serviços essenciais para o funcionamento das unidades, como vigilância e limpeza, além de terceirizados e material de expediente. Para 2018, a proposta orçamentária não inclui recursos para investimentos e limita o custeio ao valor de 2017.

Para reverter a situação prevista para 2018, uma representação do Conif irá reunir-se, na próxima semana, com o relator setorial de Educação para o Orçamento 2018, senador Davi Alcolumbre. Também está sendo articulado um encontro com o relator do setor de Ciência e Tecnologia, senador Jorge Viana.

(Com informações de Lena Marinho, do Conif)