Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Recepcionados primeiros alunos do Ensino Médio Integrado em Acaraú
conteúdo

Notícias

Recepcionados primeiros alunos do Ensino Médio Integrado em Acaraú

Boas-vindas

Essa é a primeira vez que o campus oferta esta modalidade de ensino
última modificação: 26/01/2022 18h54
David Bardawil Momento de alinhamento com o Departamento de Ensino

Momento de alinhamento com o Departamento de Ensino

O campus de Acaraú do IFCE realizou, na manhã desta quarta-feira, 26 de janeiro, o Seminário de Integração dos alunos ingressantes no Ensino Médio integrado à educação profissional para o semestre 2022. Inicialmente, a instituição irá ofertar os cursos técnicos integrados em Construção Naval e Aquicultura.

Na ocasião, os alunos e responsáveis conheceram a missão, visão de futuro e valores do Instituto Federal, além da metodologia, rotina de estudo, bem como seus direitos e deveres. Os alunos também foram ambientados a alguns setores indispensáveis à sua vida estudantil como a Coordenadoria de Controle Acadêmico CCA), a biblioteca, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) e as coordenações de curso. Todos os alunos receberam no evento fardamento, tablet, mochila, squeeze, boné, planner, caneta e máscaras.

Os discentes também ficaram por dentro de dispositivos legais, como o ROD (Regulamento da Organização Didática), documento legal, aprovado pelo Conselho Superior do IFCE, que tem por finalidade reger os processos didáticos e pedagógicos de todos os cursos ofertados pela instituição.

Também foram abordados os cuidados de rotina, especialmente relacionados aos protocolos sanitários de prevenção à proliferação da Covid-19, que inclui a obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização contínua das mãos.

Os cursos apresentam a duração de três anos, acontecerão com 3 dias em tempo integral com 8 aulas (segunda a quarta) e 2 dias pela manhã com 4 aulas (quinta e sexta).

As aulas têm início das 7:30h às 11:45h pela manhã e das 13:15 às 17:30h à tarde. Serão fornecidos 2 lanches e 1 almoço no dia integral e 1 lanche no dia só com um turno.

Para a Chefe do Departamento de Ensino do campus, professora Fabiana Carvalho, a instituição possui grandes expectativas para o início das atividades desta nova modalidade de ensino, recentemente implantada, e destacou o grande trabalho realizado pela Casa para tornar essa oferta uma referência de qualidade. "A implantação do Ensino Médio integrado à educação profissional em nosso campus é fruto de um intenso trabalho de nossa gestão, professores, técnicos, que se comprometeram para tornar tudo isso realidade", pontuou.

Conforme o diretor-geral do campus, professor João Vicente Mendes Santana, a implantação dessa modalidade de ensino pela unidade representa um marco histórico da instituição, que passa a "oferecer a milhares de jovens da região do Baixo Vale do Acaraú a oferta de um Ensino Médio integrado ao ensino técnico profissional de forma gratuita e com um ensino de excelência", destacou.

Inicialmente, o campus está ofertando dois cursos técnicos integrados, que se somam a seis técnicos subsequentes (Aquicultura, Construção Naval, Eventos, Meio Ambiente, Pesca e Restaurante e Bar), dois superiores (Física e Ciências Biológicas), de pós-graduação em Nível de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, além de diversos cursos de Formação Inicial e Continuada (extensão). Há expectativa da instituição para implantar novos cursos, aumentando o leque de profissionalização e capacitação na região.

Edson Costa - Acaraú