Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Realizada live de apresentação do novo grupo gestor de Acaraú
conteúdo

Notícias

Realizada live de apresentação do novo grupo gestor de Acaraú

Live

Na live, os gestores apresentaram-se e abordaram as suas principais propostas e perspectivas de seus setores
última modificação: 11/03/2021 19h59
"Divulgação" Professor João Vicente, novo diretor-geral do campus

Professor João Vicente, novo diretor-geral do campus

Na tarde desta quinta-feira, 11 de março, foi realizada uma live de apresentação dos novos gestores do campus de Acaraú do IFCE, nomeados neste mês. Na live, transmitida pelo canal do YouTube do campus (Confira aqui), os gestores apresentaram-se e abordaram as suas principais propostas e perspectivas de seus setores. A apresentação aconteceu de forma remota, a exemplo do atual cotidiano acadêmico e laboral da Instituição, como medida preventiva à proliferação do novo coronavírus.

A Diretoria-Geral do campus de Acaraú passa a ter à frente o professor João Vicente Mendes Santana, que é engenheiro de pesca e doutor em Ciências Marinhas Tropicais pela UFC e oficial de Náutica da Marinha Mercante e, a partir de março deste ano, foi nomeado, após consulta à comunidade acadêmica, o quinto diretor-geral da unidade. O gestor referenciou a importância da qualidade do quadro de profissionais do Instituto em Acaraú, além de ter reforçado que as atividades da Instituição continuam, mesmo que de forma remota por ocasião da pandemia. Além disso, pontuou o seu grande empenho em consolidar ainda mais o IFCE na região e desenvolver ainda mais o papel educacional deste equipamento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Baixo Acaraú. Além disso, o novo diretor reforçou que procurará fazer uma gestão democrática com a abertura da participação de docentes, técnicos administrativos e colaboradores e interação com a sociedade local.

A Chefia do Departamento de Ensino tem à frente agora o professor Tarcísio Coutinho, biólogo com mestrado em Biologia Molecular e doutorado em Bioinformática, além de Coordenador do Laboratório de Tecnologia Educacional e Bioinformática - LaTEB, da unidade. O gestor agradeceu o apoio da comunidade acadêmica e ratificou a importância desse apoio para o sucesso do trabalho e , além disso, o docente falou dos desafios do Departamento, entre os quais a implantação da oferta de novos cursos e modalidades, inclusive do ensino técnico integrado.

A Chefia do Departamento de Administração e Planejamento do campus passa a ser ocupada por um técnico-administrativo, Felipe Pinheiro, que é administrador de empresas. Entre outras ações de seu plano de ação, está previsto o aumento da oferta de cursos de capacitação aos servidores da linha de frente, atuar de forma mais descentralizada possibilitando a co-participação dos servidores na gestão, facilitar a tramitação de processos e fomentar a aproximação do Instituto com a sociedade, com o aumento da oferta de cursos ao público externo, além do orçamento participativo na Assistência Estudantil.

A Coordenação de Extensão e Relações Empresariais continua temporariamente na responsabilidade da professora Cristiane Florêncio,, que é mestre em Administração de Empresas, coordenadora do Neabi e gerente da Incubadora de Empresas da unidade. A docente destacou o grande papel da coordenação e as várias ações realizadas na unidade, que têm beneficiado a comunidade, incluindo uma gama de projetos, como o IFCe'Arte, além de cursos, como Básico de Xadrez e de línguas, e os trabalhos de Núcleos como o Neabi e o Napne, que trabalham o racismo e a acessibilidade, respectivamente.

A Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação passa a ser gerida pelo professor Rubens Galdino Feijó, engenheiro de pesca, com doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal Rio Grande e Pós-Doutorado em Genética e Patologia de Organismos Aquáticos pela UFC. O docente frisou que haverá um incentivo às pesquisas na unidade, bem como serão buscados fomentos junto ao próprio Instituto e instituições parceiras, com o fortalecimento dessas parcerias. Além disso, será meta buscar suprir as demandas dos laboratórios e torná-los cada vez mais acessíveis a pesquisadores de outros campi e Instituições. 

Quem não acompanhou a live ao vivo, pode conferir no canal do YouTube do campus (clique aqui!)

Edson Costa - Acaraú