Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Pré-matrículas do Sisu 2019.2 seguem até segunda-feira (17)
conteúdo

Notícias

Pré-matrículas do Sisu 2019.2 seguem até segunda-feira (17)

Sisu

O candidato selecionado deve realizar sua pré-matrícula até segunda-feira, quando também encerra prazo para lista de espera
última modificação: 13/06/2019 11h54

Quem foi selecionado na chamada única do SISU 2019.2 já pode fazer matrícula. Começou nesta quarta-feira, 12 de junho, o prazo para os estudantes selecionados fazerem a matrícula nas instituições de ensino para as quais foram selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O prazo termina na próxima segunda-feira (17/06), mesmo dia em que se encerra o período para o estudante manifestar interesse pela lista de espera.

Resultado
O resultado da chamada única do SISU foi divulgado segunda-feira, 10, e está disponível no site do programa (sisu.mec.gov.br). Para o segundo semestre de 2019, o Sisu registrou 1.213.679 inscrições, número 24,3% superior ao de 2018 (976.765).

Esta edição também contabiliza alta de 25,9% na quantidade de candidatos inscritos, sendo 640.205 contra 508.486. A diferença dos números de candidatos e de inscrições se dá porque o sistema permite que os estudantes escolham mais de uma opção de curso.

Pré-requisito
O pré-requisito para concorrer ao SISU é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido nota acima de zero na redação. O resultado está disponível no site do SISU. Para conferir, é necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem 2018.

Cabe aos candidatos verificar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

Lista de espera
O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai até o dia 17 deste mês.

Quem pode manifestar interesse na lista de espera é o candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso. Ele pode pedir para uma das duas.

Para fazer parte da lista, o candidato deve acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. O postulante deve se certificar de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

A convocação dos candidatos da lista de espera para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Será realizada após o dia 19.

SISU 2019
Nesta edição, o Sisu oferece 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. A seleção é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame. Ao todo, 640.205 estudantes se inscreveram no programa, de acordo com balanço divulgado pelo MEC.

Com informações do portal N1 Bahia