Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Pescadores recebem carteira da Marinha após formação
conteúdo

Notícias

Pescadores recebem carteira da Marinha após formação

Formação Inicial e Continuada

A carteira foi entregue pelo órgão marítimo após curso teórico-prático de 112 horas
publicado: 26/06/2017 11h25, última modificação: 26/06/2017 11h26
Marcos Barros Diretor Márcio entregou algumas carteiras

Diretor Márcio entregou algumas carteiras

O campus de Acaraú do IFCE realizou solenidade de entrega, pela Marinha do Brasil, das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) a 24 pescadores que concluíram o curso de Pescador Profissional (POP-N1), de Formação Inicial e Continuada, da teia da Extensão da unidade.

O campus é acreditado pela Marinha do Brasil a ofertar cursos de formação e capacitação para aquaviarios do terceiro grupo, sendo uma das sete Instituições do País acreditadas para tal fim. O curso teórico-prático foi ministrado no período de 15 de maio a 21 de junho, perfazendo 112 horas de atividades.

Na formação, os pescadores ficaram a par de uma série de conteúdos importantes ao seu dia a dia profissional, como salvatagem, primeiros socorros, segurança no mar, motores marítimos, prevenção e combate a incêndio etc. Além disso, a partir do recebimento da carteira emitida pela Marinha, à qual passaram a ter direito após a formação, os pescadores regularizam sua situação junto ao órgão Marítimo, bem como passam a ter direito a algumas garantias trabalhistas.

À solenidade realizada no campus, compareceram o Segundo Sargento Walney, que representou o Capitão-Tenente Henrique, Agente da Capitania dos Portos do Ceará em Camocim, o diretor-geral do campus, Márcio Bezerra, a presidente da Colônia de Pescadores de Acaraú, Maria Luziara da Rocha, o responsável pelo Ensino Profissional Marítimo da unidade, Professor João Vicente, além de familiares dos concludentes. No dia 26 de junho, o campus contará com o início das aulas de uma nova turma de POP-N1.