Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Pescadores de Acaraú recebem certificado e carteira de registro
conteúdo

Notícias

Pescadores de Acaraú recebem certificado e carteira de registro

Formação de Aquaviários

A solenidade vem após formação teórico-prática obtida no curso POP - Nível 1, à qual os profissionais aquaviários submeteram-se no Instituto
publicado: 27/05/2019 15h05, última modificação: 28/05/2019 08h37
Edson Costa Mais de 50 pescadores foram profissionalizados
  • Edson Costa"> pop.png

Mais de 50 pescadores foram profissionalizados

O campus de Acaraú do IFCE, juntamente com a Marinha do Brasil, por meio da Agência da Capitania dos Portos de Camocim, e a Colônia de Pescadores Z-2 local realizaram, em 24 de maio, no prédio do Instituto, Cerimônia de Formatura de 52 Pescadores Profissionais. A solenidade vem após formação teórico-prática obtida no curso POP - Nível 1, à qual os profissionais aquaviários submeteram-se no Instituto.

Na ocasião, os pescadores receberam seus Certificados e suas Cadernetas de Inscrição e Registro (CIRs), que os habilitam a exercer com plenitude e segurança sua profissão no mar. "Esse foi o maior número de profissionais formados pela IFCE, em um único período, desde a celebração do Acordo de Cooperação Técnica no final de 2012", explicou o agente da Capitania dos Portos de Camocim, Capitão-Tenente Ricardo Correia Peixoto.

Para o oficial, o momento de certificação e entrega das cadernetas pode ser visto como um marco com a formatura de três turmas com um número considerável de profissionais que ao longo do curso obtiveram diversas informações importantes a seu cotidiano laboral. "Esse é o grande objetivo da Marinha, formar esses trabalhadores, levando-os a conhecer medidas e precauções de segurança, deixando a pesca a ser atividade de risco, mas uma pesca segura e profissional para que esses pescadores possam ir ao mar e voltarem às suas famílias com as esperanças renovadas", destacou.

Conforme o professor João Vicente, responsável pelo Ensino Profissional-Marítimo do campus de Acaraú, o momento reveste-se de grande relevância à Instituição ao "levar conhecimento e capacitação a 52 pescadores que necessitavam de formação para realizar uma navegação mais segura, e é um momento muito importante, pois trazemos à sociedade uma demanda da área social e econômica para dentro do Instituto Federal. Tenho certeza de que isso irá fortalecer ainda mais essa parceria entre nossa Instituição e a sociedade acarauense", ressaltou.

Segundo o diretor-geral do campus de Acaraú, um dos grandes focos da unidade é a oferta de cursos de Formação Inicial de Continuada (FIC), tal como o curso POP, sendo este fruto de uma importante parceria com a Marinha, um curso que "oportuniza a profissionalização do pescador, garantindo a sua segurança no mar, preparando-os a situações adversas, levando até mesmo mais tranquilidade às suas famílias", disse.

O evento contou a presença do corpo de oficiais da Agência da Capitania dos Portos de Camocim, do diretor-geral do campus de Acaraú, Manoel Paiva, de membros do corpo docente da Instituição, representantes do Executivo e Legislativo do Município de Acaraú, além da Presidente da Colônia de Pescadores de Acaraú (Z-2), Maria Luziara da Rocha.