Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > "Pensando o ensino e suas intersecções" é tema de Encontro Pedagógico
conteúdo

Notícias

"Pensando o ensino e suas intersecções" é tema de Encontro Pedagógico

Encontro Pedagógico

O evento reuniu professores, técnicos em assuntos educacionais e gestores, refletindo temáticas que envolvem a prática pedagógica no âmbito acadêmico
última modificação: 30/07/2022 12h41
David Bardawil O encontro foi realizado de forma presencial no auditório

O encontro foi realizado de forma presencial no auditório

O campus de Acaraú do IFCE realizou, entre os dias 25 e 27 de julho, mais uma edição do Encontro Pedagógico, relativo ao semestre 2022.1. Sob a organização da Coordenação Técnico Pedagógica (CTP), Departamento de Ensino (DE) e Coordenação de Assuntos Estudantil (CAE). O evento reuniu professores, técnicos em assuntos educacionais e gestores, refletindo temáticas que envolvem a prática pedagógica no âmbito acadêmico, incluindo planejamento, metodologia, disciplina, avaliação e conteúdos curriculares. O tema que serviu de base para reflexão foi "Pensando o ensino e suas intersecções".

No primeiro dia, o encontro contou com palestra que teve como tema "Saúde Mental: uma abordagem prática", com a psicóloga Débora Carvalho, da pasta da Saúde do Município de Acaraú; foi feita uma apresentação dos novos servidores técnico-administrativos e docentes vinculados ao Ensino; a Extensão abordou-se os desafios da Incubadora de Empresas, com a gerente, professora Elisângela Sousa.

No segundo dia, por sua vez, prestou-se orientações da Coordenadoria Técnico-Pedagógica e abordou-se a situação orçamentária do campus; houve palestra com o tema "Ética na Pesquisa", com o professor Jefté da Silva, docente do campus de Umirim e da técnica da Reitoria responsável pelo CEPE , que integram o Conselho de Ética na Pesquisa do Instituto; prestaram-se orientações para o semestre 2022.1, elencou-se algumas mudanças no Regulamento de Organização Didática (ROD). Também foi ministrada palestra sobre "Educação inclusiva: para além das constatações", com a professora Luciene de Sousa, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE, do campus de Caucaia. Ainda se analisou os indicadores de matrícula, evasão e retenção para o traçar de estratégias sob a condição da professora Fabiana Carvalho chefe do Departamento de Ensino.

No terceiro dia do evento foi traçado planejamento por parte das Coordenações de Curso junto aos docentes para o início das aulas dia 2 de agosto.

Conforme a Coordenadora Técnico-Pedagógica do campus de Acaraú, Camila Matos, o Encontro Pedagógico proporciona "momentos de aprendizado tanto para equipe diretiva como para o corpo docente. Esse dia é especial, com trocas de experiências e esclarecimentos de dúvidas sobre a condução das atividades na Instituição ao longo do semestre letivo que se inicia", frisou.

A Chefe do Departamento de Ensino do campus de Acaraú, professora Fabiana Carvalho destacou o comprometimento dos participantes. "Fiquei satisfeita com a participação e envolvimento dos servidores durante o encontro, que reflete o compromisso de todos com a educação de qualidade ofertada em nossa instituição", ressaltou.

Edson Costa - Acaraú