Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > LerIF estimula a leitura em Acaraú
conteúdo

Notícias

LerIF estimula a leitura em Acaraú

EXTENSÃO

O projeto visa estimular, na comunidade acadêmica, a leitura, a reutilização e o compartilhamento de obras
publicado: 05/02/2019 11h35, última modificação: 05/02/2019 11h49

Com o objetivo de estimular a leitura, a reutilização e o compartilhamento de obras, o campus de Acaraú do IFCE promove a cada mês o troca-troca de livros, fruto do projeto de extensão "LerIF". Por meio do projeto, um grupo de dez integrantes, formado por docentes e alunos, que dispõe de uma minibiblioteca itinerante com obras diversas arrecadadas de doações, realiza a cada mês a troca de exemplares nas dependências da unidade. Nesta terça-feira, no pátio, ocorreu mais uma, que sensibiliza a comunidade acadêmica acerca da importância e do prazer de ler.

Conforme a professora da área de Ciências Biológicas, Josy Marins, que é coordenadora do projeto, este pretende "sensibilizar a comunidade acadêmica, para que se torne disseminadora e incentivadora da leitura no seu convívio escolar, domiciliar e social", destacou a docente, ao frisar que os integrantes do projeto reúnem-se quinzenalmente para discutir sobre suas leituras e questões pertinentes ao tema e propor ações mensais, para alcançar os objetivos do projeto.

A professora Josy Marins ressalta a relevância do projeto enquanto incentivador da leitura, que tem uma fundamental importância na formação dos indivíduos. "Ler é muito mais do que decifrar códigos ou reconhecer as letras e formar palavras, ler é dar sentido às palavras e aplicar o que se lê a própria vida, para que assim, seja possível agregar conhecimentos. Para cada finalidade na vida existe um tipo de leitura específico. Portanto é fundamental incentivar a população a desenvolver o hábito da leitura, para apurar o senso crítico, sendo que as instituições de ensino têm papel fundamental nesse contexto, devendo ser incentivadoras, motivadoras e disseminadoras de leitura", disse.

Para o bolsista do LerIF, Vinícius Freitas, acadêmico do 8º semestre do curso de Física, é gratificante fazer parte do projeto. "A leitura é um mundo fantástico, com ela alcançamos novos horizontes. E permitir que outras pessoas leiam é algo muito gratificante e que faz nos sentirmos importantes por incentivarmos outras pessoas a lerem e a compartilharem esse mundo", enfatizou.

O projeto conta com voluntários, como a aluna Mairla Cristina, acadêmica do 6º semestre de Física. Para ela, o sentimento é de orgulho por poder fazer parte de um projeto como o LerIF. "Eu me sinto muito feliz em fazer parte desse projeto, pois não se pode negar a sua importância enquanto incentivador da leitura, pois a leitura desenvolve inúmeras habilidades, levando você a crescer enquanto pessoa, tornado você uma pessoa melhor em muitos aspectos.