Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Lançado em Acaraú e-book Educa Mangue

Lançado em Acaraú e-book Educa Mangue

Lançamento

O livro é destinado à educação ambiental sobre o ecossistema manguezal, visando o público infantil
publicado: 18/10/2018 13h47, última modificação: 19/10/2018 09h26
"Divulgação" Noite de lançamento contou com momento de autógrafo da obra
  • "Divulgação""> lancamentoebook.jpg

Noite de lançamento contou com momento de autógrafo da obra

Como atividade da Semana do Meio Ambiente do campus de Acaraú do IFCE, foi realizado, na noite da última quarta-feira, 17, o lançamento do e-book "Educa Mangue: conhecendo o fascinante ecossistema manguezal". A obra, de autoria de Rita Maria Vasconcelos Louzada Albuquerque e Rafaela Camargo Maia, respectivamente, discente e professora do campus de Acaraú, é destinada à educação ambiental com ênfase no ecossistema manguezal visando o público infantil.

Conforme Rita Louzada, que hoje leciona no Centro de Educação Infantil Maria Pereira Brandão, da rede municipal de ensino de Cruz, a obra é uma semente plantada para que desde a base educacional se aborde a importância de se cuidar e preservar os manguezais, predominantes na região do Baixo Vale do Acaraú e que, apesar da sua rica biodiversidade, ainda é muito degradado. "Somente pelo conhecimento é possível se preservar", definiu.

A obra traz, de maneira lúdica, informações sobre a fauna e a flora dos manguezais da região de Acaraú, "convidando as nossas crianças a viajar por esse ecossistema tão especial", explicou Rita.

Rita, que se formou como bióloga no campus de Acaraú e que atualmente cursa Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional na unidade, destacou a grande parceria que tem estabelecido com sua orientadora, a professora Dra. Rafaela Maia, coautora da obra, bem como com o Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), do qual foi bolsista e de onde foi possível recolher os dados e fotos utilizados no trabalho didático, bem como teve importantes parcerias para a consecução do trabalho.

Conforme a professora Dra. Rafaela Maia, que estava uma emoção só na noite de lançamento, a concretização do e-book é a realização de um sonho, e agora a luta será para que a obra seja adotada como recurso didático nas escolas da cidade de Acaraú. "Nosso sonho é ver esse e-book em todas as escolas de Acaraú. Divulguem, compartilhem. Acesse a versão virtual do e-book", declarou.

Após a explanação das autoras acerca da proposta e metodologia da obra, Rita Louzada e Rafaela Maia realizaram uma sessão de autógrafos. Vários alunos, docentes e gestores do campus fizeram-se presentes além dos familiares de Rita. O evento ainda contou com a presença do vereador Nacélio Cruz e do chefe de Instrução do Tiro de Guerra acarauense, o primeiro Sargento Gerson Köhler.

Acesse a versão virtual do e-book!