Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Lançado edital para seleção de pós em Acaraú
conteúdo

Notícias

Lançado edital para seleção de pós em Acaraú

Pós-Graduação

As inscrições na seleção do curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional ocorrerão de 21 de outubro a 5 de novembro
última modificação: 15/10/2020 21h00

O campus de Acaraú do IFCE tornou público, por meio do Edital 15/2020, a abertura de inscrições no Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional para o semestre 2020.2. O curso possui carga horária de 500 horas e duração prevista de 18 meses. As  disciplinas  do  curso serão  ministradas  de forma condensada, em dois dias por semana, nas sextas-feiras no período noturno (quatro horas de aulas) e aos sábados, no período diurno (seis horas de aula), totalizando 10 horas aulas por semana. Poderão se candidatar ao processo seletivo portadores de diploma de curso de graduação obtido em cursos   superiores  reconhecidos pelo MEC ou, ainda, portadores de certidão de colação de grau emitida pela instituição de ensino superior. O curso é gratuito  e, ao todo, serão ofertadas 25 (vinte e cinco) vagas. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 21 de outubro a 5 de novembro.

Para inscrever-se, o candidato deve encaminhar para o e-mail selecaoppgmadr@ifce.edu.br os documentos listados em edital digitalizados e em  formato  pdf,  descrevendo  no  corpo  do  e-mail   o nome  completo  do candidato  e  o  número  do  edital(Edital   nº   15/2020   GAB-ACA/DG-ACA/ACARAU-IFCE)   do   processo  seletivo   a   que   pretende   se inscrever. A ausência de  qualquer documento, dentre os solicitados no item  3.1 do edital, implicará a eliminação do candidato do processo seletivo.

O  Curso  tem  por  objetivo  geral  formar  recursos  humanos  qualificados,  com  perfil adequado  para  abordar  questões  que  tratam  do  ambiente  e  desenvolvimento,  contemplando  o equilíbrio necessário à integração dos interesses sociais, econômicos e ambientais que atendam às demandas evidenciadas na região do Baixo Acaraú.

O candidato selecionado deverá escolher um tema de trabalho de conclusão de curso coerente e com uma uma das linhas de pesquisa e respectivas subáreas. Há duas linhas de pesquisa: Ecologia e Recursos Naturais; Turismo, Meio Ambiente e Comunicação; Recursos Pesqueiros, Aquícolas e Economia do Mar; Energia e Meio Ambiente. No ato da inscrição na seleção já é necessário apresentar um pré-projeto, conforme especificado em edital.

A seleção dar-se-á em três etapas: análise do pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, apresentação e defesa do pré-projeto e análise do currículo.

 Os   candidatos   classificados   na   seleção   farão   sua   matrícula   de   forma   remota,   através   do   e-mail: cca.acarau@ifce.edu.br, conforme o cronograma estabelecido no Anexo 2 do edital. A não realização da matrícula até a data estipulada implicará na perda do direito à vaga e convocação em segunda chamada de outro candidato para ocupá-la, obedecendo-se à ordem de classificação.

Os interessados podem acessar o edital e seus anexos (clique aqui!) Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail selecaoppgmadr@ifce.edu.br

Edson Costa - Acaraú