Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Laboratório ECOMANGUE completa dez anos em Acaraú
conteúdo

Notícias

Laboratório ECOMANGUE completa dez anos em Acaraú

Comemoração

O laboratório tem protagonizado a luta em combate à degradação do manguezal, produzido pesquisa e realizado trabalho de educação ambiental à comunidade
última modificação: 04/06/2021 22h25
"Divulgação" Material comemorativo

Material comemorativo

O Laboratório de Ecologia de Manguezais - ECOMANGUE, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará - IFCE, comemora, neste sábado, 5 de junho, uma década de atividades. A data coincide com o Dia Internacional do Meio Ambiente.

O grupo, formado por docentes, bolsistas e voluntários da Instituição, tem realizado a produção de pesquisa científica aplicada, com publicação de inúmeros artigos científicos em revistas especializadas, tem promovido ações de mutirão de limpeza e de plantio de mudas de áreas degradadas de manguezal na região do Baixo Acaraú, contribuindo para recuperação desse ecossistema.

Além disso, os membros do laboratório têm implementado o projeto ECOMANGUE em Ação, com trabalho de educação ambiental junto a ribeirinhos e alunos da Educação Básica da região, com o objetivo de conscientizar para a preservação do manguezal. Soma-se a isso a participação em inúmeras feiras e congressos, quando expõe-se o acervo de fauna e flora do rico bioma do manguezal, além da mostra de pôsteres e exposição oral em inúmeros eventos científicos no Instituto e em Instituições parceiras.

Desde o dia 30 de maio, um resgate histórico tem sido feito nas redes sociais do laboratório, foram produzidos vídeos-homenagem e também está programada live em comemoração on-line, mantendo os protocolos de segurança em época de pandemia.

O ECOMANGUE, registrado entre os grupos de pesquisa do Instituto, já tendo participado de inúmeros programas e ações de fomento de pesquisa, ainda integra a Rede Nacional de Manguezais e conta com o reconhecimento de seu trabalho a nível estadual e nacional.

Todo esse reconhecimento é fruto do intenso trabalho realizado pelos integrantes do laboratório. "Tudo isso só é possível pela grande parceria da Reitoria e da Diretoria-Geral e Departamento de Ensino e da atuação dos bolsistas e voluntários do nosso campus, que somam forças para o sucesso de nossas atividades", comemorou a professora Dra Rafaela Maia, Coordenadora do ECOMANGUE, que não esconde sua felicidade neste momento em que o laboratório chega a esse marco ao completar uma década de trabalho.