Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Iniciado curso FIC de Cultura Política brasileira em Acaraú
conteúdo

Notícias

Iniciado curso FIC de Cultura Política brasileira em Acaraú

Extensão

Este é um dos inúmeros cursos de extensão ofertados pelo programa FICemCasa em Acaraú
última modificação: 20/05/2021 16h30
"Divulgação" Facilitador e coordenadora de Extensão na aula remota do curso

Facilitador e coordenadora de Extensão na aula remota do curso

Na tarde do dia 18 de maio de 2021, ocorreu, de forma remota, a aula inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) do campus de Acaraú intitulado "Cultura Política dos Brasileiros nos contos de Machado de Assis". Na ocasião, a coordenadora de Extensão e Relações Empresariais da unidade, Marcela Melo, realizou a sua saudação de boas-vindas aos alunos, abordou a história do campus, por meio de vídeo, e finalizou explicando as ações da Extensão e seu fundamental papel no desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. A formação, veiculada ao eixo tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social, segue até julho deste ano, perfazendo 80 horas/aula e tendo 30 cursistas. A iniciativa faz parte do programa FICemCasa, que propõe a oferta de cursos de extensão para os públicos interno e externo ao Instituto neste período de pandemia, estimulando o aperfeiçoamento acadêmico e profissional.

O docente e extensionista João Paulo Bandeira de Souza apresentou os regramentos deste momento de curso à distância e as especificidades do curso em questão e agradeceu o expressivo número de inscrições, visto que todas as vagas foram preenchidas em 24 horas depois do início da oferta do curso na plataforma de inscrição.

O curso traz reflexões de grande importância, uma vez que "busca dialogar sobre aspectos estruturais e contemporâneos da cultura política dos brasileiros a partir de contos de Machado de Assis, a fim de compreender como a literatura e as ciências sociais permitem uma melhor compreensão sobre os fluxos que formam as dinâmicas políticas e culturais praticadas entre os brasileiros", destacou o professor João Paulo, que é da área de Sociologia do campus e facilitador do curso de extensão.

Edson Costa - Acaraú