Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > II Swell da Pesca contou com ampla programação em Acaraú
conteúdo

Notícias

II Swell da Pesca contou com ampla programação em Acaraú

Evento

Evento reúne especialistas que pensam em conjunto melhorias para o setor.
publicado: 29/04/2019 15h41, última modificação: 29/04/2019 15h42

Após uma semana cheia de atividades, com uma programação ampla e diversificada, que incluiu palestras, oficinas e debates, o campus de Acaraú fechou com chave de ouro, em 26 de abril, o II Swell da Pesca, que trouxe à tona vários assuntos importantes pertinentes à área. Participaram do evento docentes, pesquisadores e alunos da área da unidade e de Instituições parceiras, como o Instituto Federal do Pará - IFPA e as Universidades Federais do Pará e do Piauí - UFPA e UFPI. Além disso, contou com a participação de representantes da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Camocim.

Esta edição do Swell contou com palestras sobre temas variados, como a "Formação de recursos humanos para o setor pesqueiro", "Manejo de pesca em reservas", "sustentabilidade da pesca no litoral amazônico", "crédito rural para a pesca" e "A Amazônia Azul e os programas estratégicos da Marinha".

No evento, ainda foram realizadas diversas oficinas, incluindo de Salvatagem, artesanato com base em sucata marinha e resíduos de pescado, uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG) para a navegação, simulação de manobras de embarcação e pesca, realização de trilha ecológica em áreas de manguezal, utilização de bússola, defumação de polvo, preparação de embarcação pesqueira para vistoria, Especificação de compra de camarão para exportação e Culinária à base de polvo.

O evento foi encerrado com uma mesa-redonda com o tema "Cooperação Técnica na Formação de Recursos Humanos na Área da Pesca: Ensino, Pesquisa e Extensão". A mesa foi mediada pelo professor João Vicente Mendes Santana, responsável pelo Ensino Profissional-Marítimo do campus de Acaraú e contou com docentes do IFPA e UFPI, além do deputado estadual Elmano de Freitas, o diretor-geral do campus, Manoel Paiva, além do Reitor do IFCE, Virgílio Araripe.

O coordenador do curso Técnico em Pesca do campus de Acaraú, Juarez Coelho, fez um balanço muito positivo do evento. "Foi uma semana muito proveitosa, com a participação de outras Instituições de Ensino e de Pesquisa, conseguimos realizar com êxito todas as oficinas e palestras, obtendo um grande feedback dos participantes, conseguimos firmar parcerias, acordos de cooperação, que beneficiará não só nosso campus como as Instituições parceiras, colaborando para fortalecer o setor pesqueiro ainda mais", pontuou.

Para Manoel Paiva, o Swell cumpre sua grande missão de fomento da área, além de fortalecer parcerias. "O Swell apresenta esse objetivo prático de buscar melhorias para o setor da Pesca, além de consolidar parcerias. Prova disso é a participação neste evento de representantes dos Institutos e Universidades Federais do Pará e do Piauí, além de parceiros políticos e da Marinha, bem como o Reitor. Parcerias estas que são de grande relevância para o bom andamento de nossa missão", frisou o gestor.

Conforme o Reitor Virgílio Araripe, que se fez presente ao último dia do evento, o Swell apresenta-se como de grande relevância não só para o campus, mas para toda a Instituição. "Trata-se de um evento que demonstra o potencial da área da Pesca e ajuda a fechar cooperações importantes, provando que o Swell é um trabalho de Extensão do campus, trazendo a comunidade externa para dentro do Instituto para um rico debate, para a busca de soluções para a área, neste campus que tem se mostrado cada vez mais um referencial no setor, que contribui sobremaneira para que as pessoas, por meio da educação, possam melhorar suas atividades econômicas e sociais", destacou.

O Swell da Pesca, termo em inglês que significa "grande onda", conta com a organização de docentes e alunos do curso Técnico em Pesca e busca fomentar a Pesca, por meio de uma programação técnico-científica que reúne especialistas que pensam em conjunto melhorias para o setor.