Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > IFCE realiza série de ações em homenagem às mulheres
conteúdo

Notícias

IFCE realiza série de ações em homenagem às mulheres

Notícia

Um dos destaques é um edital específico para o público feminino
publicado: 28/02/2019 15h27, última modificação: 28/02/2019 16h56

As mulheres do Instituto Federal do Ceará (IFCE), sejam servidoras ou alunas, vão ganhar um presente diferenciado no próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O auditório da reitoria será palco, das 14 às 16h30 de atividades em alusão à data, com mesa-redonda, homenagem, lançamento de livro e anúncio de um edital específico para elas. A iniciativa é da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) do IFCE.

As inscrições para participar do evento já estão abertas, mediante o preenchimento de um formulário. O público masculino também pode se fazer presente, informa a organização.

A tarde começa com exposição e debate sobre “Desafios e Conquistas das Mulheres no Mundo da Ciência”, momento ministrado pelas professoras Bárbara Carine Soares Pinheiro, da pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Evânia Pitaguary, diretora da escola indígena cearense Kanindé de Aratuba. A mediação terá à frente a docente Cristiane Sousa, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus de Jaguaribe do Instituto Federal.

No evento, a PRPI vai anunciar o edital “Mulheres na Ciência”, com o objetivo de  valorizar, elevar e incentivar a participação das mulheres no universo da pesquisa  do IFCE. Todos os detalhes, como critérios e prazos, serão informados na ocasião. Na mesma tarde, também serão anunciados os 100 maiores pesquisadores do instituto, num momento de reconhecimento pela relevância de seus trabalhos e pelo centenário do IFCE.

O livro “Descolonizando Saberes: a Lei 10.639/2003 no Ensino de Ciências”, de autoria das professoras Bárbara Carine e Katemari Rosa, também da UFBA, é outro ponto bastante aguardado no evento em homenagem às mulheres do IFCE.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria