Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > IFCE participa de Encontro da Carcinicultura em Acaraú
conteúdo

Notícias

IFCE participa de Encontro da Carcinicultura em Acaraú

CARCINICULTURA

Alunos e docentes tiveram a oportunidade de trocar experiências e socializar informações
publicado: 22/10/2018 11h46, última modificação: 22/10/2018 13h23
"Divulgação" Professor Rubens Feijó ministrando palestra

Professor Rubens Feijó ministrando palestra

Alunos e docentes dos cursos de Liceciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Aquicultura do campus de Acaraú do IFCE participaram do IX Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, na sede acarauense. Ao momento, compareceram professores, alunos, pesquisadores, técnicos e profissionais de várias instituições e empresas voltadas ao setor.

O evento, promovido pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), contou com uma programação técnico-científica diversificada com palestras, minicursos e visita à fazenda de cultivo de camarão. A programação foi voltada para a apresentação de inovações tecnológicas no sistema de cultivo da carcinicultura e na elaboração de produtos com maior valor agregado, visando à competitividade do segmento nos mercados interno e externo, além de discutidos aspectos importantes do setor, como a superação de adversidades, como as enfermidades, além da sustentabilidade ambiental. 

O professor Rubens Feijó, coordenador do curso técnico em Aquicultura do IFCE em Acaraú, ministrou palestra com o tema "Biotecnologias voltadas para o Controle e Combate de Enfermidades na Carcinicultura". Já o professor Ítalo Régis Castelo Branco, do IFCE de Morada Nova, proferiu palestra sobre "Novas tecnologias para Aquicultura". Professor Ítalo ainda ministrou minicurso com o tema "Sistema Splitpound: construção e funcionamento responsável". O diretor-geral do campus acarauense do Instituto, professor Manoel Paiva, que é profissional da área ambiental, ainda prestigiou e participou como mediador em mesas-redondas do evento.

Conforme Rubens Feijó, o sentimento era de satisfação pelo Instituto colaborar com a parte científica do evento e levar os alunos a participarem da programação, permitindo-lhes enriquecimento formativo e profissional. Para o docente, o encontro é de extrema relevância, uma vez que "Acaraú é um dos principais polos produtivos de camarão do Nordeste, daí a importância de encontros como esse, principalmente com a perspectiva de evolução da cadeia produtiva", destacou.

De acordo com o professor Rubens, o Instituto vem fortalecendo esse universo da Aquicultura, fomentando a participação de professores e alunos em ações na área, como a realizada em Acaraú. Ao todo, três campi da Instituição já dispõem do curso de Aquicultura: Acaraú, Aracati e Morada Nova.

Já é tradição a participação do IFCE de Acaraú no encontro, por meio de uma forte parceria estabelecida com a ACCN e outras entidades de fomento do setor da Carcinicultura.