Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > IFCE expõe pesquisa durante Agrifamiliar do Acaraú
conteúdo

Notícias

IFCE expõe pesquisa durante Agrifamiliar do Acaraú

AQUAPONIA

Na feira, foi exposta a pesquisa da Aquaponia, já em fase de execução no campus
publicado: 27/02/2018 09h27, última modificação: 27/02/2018 10h13
Edson Costa Alunos do IFCE apresentando o projeto em protótipo a unidade demonstrativa

Alunos do IFCE apresentando o projeto em protótipo a unidade demonstrativa

O campus acarauense do IFCE fez-se representar na segunda edição da Agrifamiliar do Acaraú, realizada, nos dias 22 e 23 de fevereiro, na Praça do Centenário, no Centro do Município. O evento reuniu diversas associações comunitárias que comercializaram seus produtos de agricultura familiar e artesanato, bem como contou com a socialização de pesquisas e linhas de crédito voltadas à melhoria do homem do campo. Ocorreram ainda apresentações artístico-culturais. No evento, havia professores e docentes dos cursos de Licenciatura em Física e dos cursos técnicos em Aquicultura e de Eventos.

Um estande na praça contou com alunos e docente participantes do projeto vinculado à  Aquaponia que, numa unidade demonstrativa, realizam o cultivo de alface regada com água reaproveitada do criatório de peixes tilápias, numa alternativa sustentável e viável para o homem rural. Na feira, havia um protótipo da unidade demonstrativa, além de banners e vídeos expositivos.

A participação na Agrifamiliar, conforme o coordenador do curso técnico em Aquicultura e responsável pelo projeto, professor Rubens Feijó, teve o objetivo de disseminar a técnica do projeto e assim possibilitar que produtores rurais façam uso do sistema, que conforme o docente, é bem viável.

No evento, os integrantes do projeto explicavam todo processo, numa grande interação com o público. Conforme a técnica em aquicultura e acadêmica de Ciências Biológicas, que integra o projeto da Aquaponia, Grasielle Dayse, o estande foi bem visitado e houve uma grande interação.

A segunda edição do evento foi realizada pela Associação Comunitária dos Produtores, Pescadores e Agricultores do Município de Acaraú, articulação do CEPOP e do vereador Nacélio Cruz (PT)/Acaraú. Teve patrocínio do Instituto Agropolos e apoio do Governo do Estado, Banco do Nordeste, IEES, Escola Profissional Marta Maria Giffoni e IFCE-Campus Acaraú. A unidade, ano passado, também teve presença cativa no evento.