Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > IFCE estrutura Núcleo que aborda diversidade, gênero e inclusão
conteúdo

Notícias

IFCE estrutura Núcleo que aborda diversidade, gênero e inclusão

Diversidade

Interessados da comunidade acadêmica podem participar de reunião pelo Google Meet no dia 23/06/2021 (quarta-feira), de 9h30 às 11h30.
última modificação: 09/06/2021 20h42

A Pró-Reitoria de Extensão e a Diretoria de Assuntos Estudantis da Reitoria, juntamente com a Diretoria-Geral do campus de Acaraú do IFCE convidam a comunidade acadêmica a participar da III Reunião referente ao Núcleo de Estudos em Diversidade, Gênero e Inclusão, que está sendo estruturado na Instituição. A reunião acontecerá no dia 23/06/2021 (quarta-feira), de 9h30 às 11h30, pelo Google Meet. O principal objetivo do encontro, que será realizado de forma remota, como medida preventiva neste período de pandemia, é definir a metodologia de criação de grupo de trabalho que será responsável pela construção da proposta de regulamento do referido núcleo. O link para acesso ao evento on-line é: meet.google.com/gzh-qthk-tin

O objetivo principal do Núcleo é assegurar que as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto pautem questões referentes às relações de gênero como construção social, utilizando os espaços de ensino e aprendizagem no qual estudantes constroem suas identidades individuais e de grupo, proporcionando debate desse tema a nível de IFCE. O Núcleo de Estudos em Diversidade, Gênero e Inclusão contará com representatividade dos campi, além da Reitoria, criando um caminho de inclusão e diversidade a nível institucional.

O Instituto já conta com núcleos que promovem debate e discussão de uma educação inclusiva sem distinção étnico-racial ou de limitações: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne). O novo núcleo, que está sendo estruturado no Instituto, buscará o estudo e alternativas à luz educacional das formas de violência sexual, contra a mulher, contra a diversidade de gênero e sexual, que ainda permeiam a sociedade em que vivemos, iniciativa de cunho social e holístico da Instituição.

Edson Costa - Acaraú