Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > IFCE divulga cronograma da Lista de Espera do Sisu
conteúdo

Notícias

IFCE divulga cronograma da Lista de Espera do Sisu

Seleção

Confira o passo a passo com todas as fases do processo
última modificação: 10/02/2020 11h31

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o cronograma das listas de espera da edição 2020.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O tema costuma despertar dúvidas nos estudantes que buscam uma vaga nos nossos cursos superiores, mas preparamos um passo a passo para ajudar.

 

Começando do início

Primeiro, é importante conhecer tanto o edital do Sisu no IFCE quanto o cronograma das listas de espera

Só podem participar os candidatos não aprovados na chamada regular.

O processo começa com a manifestação do interesse em participar das listas de espera. Isso é feito exclusivamente no site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br). O prazo para essa fase está aberto e segue até o dia 4 de fevereiro.

Resultados e chamadas

Em seguida, o candidato consulta o cronograma para saber as datas dos resultados das listas de espera e das chamadas presenciais. Na data da convocação, o interessado deverá comparecer pessoalmente ou ser representado por procurador legalmente constituído. A convocação será feita de forma oral e a chamada do nome dos candidatos ocorrerá duas vezes.

Vale lembrar que o estudante que não estiver presente no momento em que seu nome for citado, munido de documento oficial de identidade com foto e assinatura, perderá o direito à vaga. 

E essa aferição... o que é?

Todos os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição nos processos seletivos para ingresso nos cursos do IFCE, caso aprovados, deverão ser avaliados pelos membros da Comissão Local de Heteroidentificação, de modo que possa ser aferida a condição declarada pelo candidato.

Os candidatos pretos e pardos convocados e presentes são encaminhados para a aferição (e deixam a documentação da matrícula no campus), e os indígenas para a matrícula. As datas de aferição para cada campus e curso estão no cronograma.

Não chamaram meu nome. E agora?

Os candidatos constantes na lista de espera do Sisu 2020.1 que não forem selecionados na chamada oral poderão manifestar interesse em continuar concorrendo exclusivamente às vagas do curso para o qual manifestou interesse. 

Isso é feito através da assinatura de uma lista, feita no mesmo dia da chamada oral. Essa lista é organizada em ordem decrescente da pontuação no Enem 2019, levando em consideração as eventuais bonificações. 

Com base na nova lista de interesse e obedecendo à classificação, serão realizadas sucessivas convocações de candidato por meio de contato telefônico e por mensagem eletrônica (e-mail). O candidato será informado do dia em que deverá comparecer ao campus onde pleiteia vaga, munido dos documentos necessários.

E se AINDA sobrarem vagas?

Na hipótese de existência de vagas ociosas após o final da utilização da lista de interesse, o campus poderá realizar um processo de chamada pública. Cada unidade do IFCE divulgará uma lista contendo o nome dos candidatos aprovados e que ainda não tiverem efetivado pré-matrícula.

As datas e os horários da chamada pública e da pré-matrícula serão divulgados pelo campus junto com a lista de candidatos. Os nomes serão chamados pelo menos duas vezes, de forma oral, e não terão direito à vaga aqueles que não estiverem presentes na hora em que seu nome for citado.

Após a chamada oral, os candidatos selecionados deverão realizar a pré-matrícula no curso pretendido, apresentando a documentação descrita no edital.

Dowglas Lima - Reitoria