Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > IFCE contará com Guia de Fontes
conteúdo

Notícias

IFCE contará com Guia de Fontes

Guia

Informações profissionais dos servidores vão facilitar contato com imprensa
publicado: 31/10/2017 10h42, última modificação: 31/10/2017 10h42

Assim como outras instituições produtoras de conhecimento, o Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) contará, a partir de 2018, com um Guia de Fontes. O objetivo é facilitar o contato entre os nossos servidores e os veículos de imprensa que constantemente recorrem à instituição para elaborar matérias e outros produtos informativos. A iniciativa é do Departamento de Comunicação Social, que instituiu uma comissão de jornalistas e programadores visuais para planejar as etapas de produção deste banco de dados.

“É um trabalho que já recebia nossa atenção e agora fico feliz de podermos juntar esforços no sentido de viabilizarmos este documento”, diz o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), Wally Menezes, um dos apoiadores da iniciativa. “Não tenho dúvidas de que daremos um salto no sentido de tornar nossas ações mais conhecidas pela sociedade”, destaca a pró-reitora de Extensão (Proext), Zandra Dumaresq, que chama atenção para o fato do Guia ser voltado à divulgação tanto de trabalhos de docentes como de técnicos administrativos.

No IFCE, o cadastro de servidores será feito pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), cabendo a cada profissional informar os assuntos sobre os quais se sente apto a representar a instituição em eventuais entrevistas, na produção de artigos de opinião ou outro material informativo. A participação é opcional e o acesso ao formulário ficará disponível, inicialmente, até o dia 8 de dezembro. A segunda etapa da elaboração do Guia de Fontes consistirá na criação de uma página eletrônica que será divulgada para os veículos de notícias e para o público em geral.

Atualmente, diversas instituições como a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já dispõem de bancos de dados do gênero para facilitar a identificação de suas fontes de informações sobre determinados assuntos, de acordo com as especialidades e as áreas em que os servidores vêm desenvolvendo conhecimentos e pesquisas.

Como participar

O formulário do Guia de Fontes do IFCE já está disponível para todos os servidores da Instituição por meio do Suap. Para participar, acesse este link . Para quem preferir acessar pela página inicial do Suap (https://suap.ifce.edu.br/), basta localizar, no menu lateral esquerdo, as opções COMUNICAÇÃO SOCIAL, GUIA DE FONTES e, por último, EDITAR FONTE.

“É fundamental que o máximo de profissionais disponibilize suas informações dentro do prazo, para que seja viável lançarmos este material para o público já no início de 2018”, diz o chefe do Departamento de Comunicação Social do IFCE, Antonio Alencar.