Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > I Swell reúne docentes e alunos da área da Pesca em Acaraú
conteúdo

Notícias

I Swell reúne docentes e alunos da área da Pesca em Acaraú

Evento Científico

O evento trouxe à crista da onda várias temáticas importantes ao universo da pesca.
publicado: 17/07/2018 10h30, última modificação: 17/07/2018 10h32
"Divulgação" Oficina de Salvatagem

Oficina de Salvatagem

A Coordenação do curso técnico em Pesca do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) promoveu, no período de 3 a 6 de julho, a primeira edição do Swell da Pesca. Swell, em inglês, significa a onda perfeita, remetendo ao evento, que trouxe à crista da onda várias temáticas importantes ao universo da pesca. A programação científica do evento contou com oficinas, palestras e mesa redonda, permitindo uma rica interação entre professores, pesquisadores e estudantes da área.

A programação foi bem diversificada, contando com oficinas do Simulador de Manobras de Embarcação e Pesca, de Navegação Astronômica, de salvatagem, de artesanato com resíduos de pescado e de biologia e pesca de lagostas espinhosas.

No evento, ainda foram ministradas palestras sobre "A importância da experiência embarcada na formação em Ciências do Mar", "Dinâmica das pescarias de larga escala no Município de Bragança (PA)", "O Porto do Pecém", "Aspectos técnicos da embarcação de pesquisa argo equatorial", "O uso de instrumentos de navegação em barcos de pesca no Rio Grande do Norte".

Ainda no evento foi realizada uma mesa redonda com o tema "Cooperação Técnica na Formação de Recursos Humanos na Área da Pesca: Ensino, Pesquisa e Extensão".

Ao I Swell da Pesca do campus de Acaraú, participaram os estudantes dos cursos técnicos em Pesca e Construção Naval, bem como de Licenciatura em Ciências Biológicas da unidade, além de acadêmicos do curso de Engenharia de Pesca  do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA), do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ainda se fez representar a Agência da Capitania dos Portos de Camocim.