Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > I Semana da Astronomia é realizada em Acaraú
conteúdo

Notícias

I Semana da Astronomia é realizada em Acaraú

SAIF

SAIF contou com palestras, minicurso e observação astronômica, buscando disseminar o estudo da Astronomia
publicado: 30/10/2018 11h21, última modificação: 30/10/2018 11h29
"Divulgação" Semana contou com palestras sobre o universo astronômico

Semana contou com palestras sobre o universo astronômico

O campus de Acaraú do IFCE sediou, no período de 22 a 26 de outubro, a I Semana de Astronomia. Na ocasião, o público conheceu as mais recentes descobertas da ciência astronômica, por meio de palestras, minicursos e observação astronômica. A semana, que teve como tema o estudo dos exoplanetas e astrobiologia, foi organizado pelo Clube de Astronomia Voyager.

A semana contou com palestras sobre "a formação das estrelas", "sistema múltiplo de estrelas" e "existência de vida fora da Terra". A programação ainda contou com minicurso sobre "Introdução à Astronomia". Na semana, ainda foi realizada, por meio de telescópio, observação dos planetas e da lua, satélite natural da Terra. A observação contou com grande participação da comunidade externa.

Conforme Eurimar Araújo, aluno do segundo semestre do curso de Licenciatura em Física, e integrante do Clube de Astronomia Voager, um dos grandes objetivos da semana foi "estimular a propagação da Astronomia enquanto ciência, estimulando o estudo dessa vertente científica, aguçando a curiosidade e a busca do conhecimento na área", reforçou.

O Clube de Astronomia do campus de Acaraú, que tem quase um ano de existência, reúne atualmente 18 integrantes que realizam estudo periódico da área. O clube contou com o apoio da Coordenação do curso de Física para a realização da semana. A expectativa, segundo Eurimar, é que o evento seja realizado de forma contínua, juntamente a outros eventos da área no campus acarauense, com o foco em estimular o estudo da Astronomia, que o discente define como "apaixonante".