Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Egresso de Acaraú doa protetores faciais ao Município
conteúdo

Notícias

Egresso de Acaraú doa protetores faciais ao Município

IFCE contra Covid-19

Inicialmente foram doadas 58 máscaras que poderão ser usadas no tratamento contra a Covid-19
última modificação: 09/04/2020 15h21
"Divulgação" Representantes da pasta da Saúde do Município recebendo as máscaras

Representantes da pasta da Saúde do Município recebendo as máscaras

O egresso do curso técnico em Construção Naval do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) , Alexandre Batalha, iniciou na semana passada em sua residência a produção de protetores faciais que foram doados à Secretaria Municipal de Saúde do Município de Acaraú. O uso do material, classificado como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), é indicado no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) como complemento às máscaras do tipo N-95. As peças protegem a região dos olhos e, assim, diminuem o risco de contágio.

As máscaras foram confeccionadas por meio da tecnologia da impressora 3D, equipamento esse utilizado rotineiramente por Alexandre na confecção de insumos para a produção e reparo de embarcações na empresa que é um dos sócios, a INAVA - Indústria Naval do Vale do Acaraú, que é assistida pelo Programa de Incubadora de Empresas oferecidos pelo campus de Acaraú desde 2019.

Conforme Alexandre Batalha, a ideia de confeccionar e doar voluntariamente as máscaras surgiu da vontade da INAVA de colaborar para minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus e foi inspirada em outras iniciativas realizadas nos campis do IFCE. O modelo de molde utilizado para o projeto foi disponibilizado pelo Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Acaraú, professor César Menezes, que intermediou junto à Secretaria de saúde e empresários locais a doação de acetatos e elástico para conclusão do produto.

 Alexandre menciona que apesar da INAVA atuar no setor naval, dentre os valores da empresa, "queremos interagir com a sociedade e a comunidade de forma cooperativa e esse momento é essencial para demonstrarmos nosso comprometimento e que deseja que os protetores sejam de muita serventia e que os profissionais de saúde fiquem bem para fazer o que sabem fazer de melhor: cuidar", declarou.

Na manhã desta quarta feira, 08/04/20 foram doadas 58 máscaras faciais recebidas pela Secretária de Saúde do Município, Liduina Fátima Freitas dos Santos, e seu assessor, Cayo Martins. A entrega foi feita no prédio do campus, nesta quarta-feira, 8 de abril.

Os campi do IFCE em Fortaleza, Sobral, Tauá, Juazeiro do Norte e Tabuleiro do Norte também estão produzindo máscaras para hospitais de seus respectivos Municípios, a fim de contribuir para o controle da pandemia. Outras ações, como a produção de álcool em gel e líquido, encontram-se também em desenvolvimento nas unidades de Fortaleza e Boa Viagem.

Edson Costa - Acaraú