Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Educomunicação no contexto socioambiental é tema de TCC em Acaraú
conteúdo

Notícias

Educomunicação no contexto socioambiental é tema de TCC em Acaraú

Conhecimento

Este tema foi trabalhado em TCC pela formanda Samiles Vasconcelos Cruz Benedito, de Ciências Biológicas do campus de Acaraú e orientado pela professora Amaurícia
última modificação: 28/05/2020 19h03

Desenvolver a Educomunicação nos ambientes educativos tradicionais envolve diversos desafios. Nesse sentido, o “Guia Prático em Educomunicação Socioambiental: A importância da Educomunicação no processo de ensino-aprendizagem”, elaborado por Samiles Vasconcelos Cruz Benedito como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no campus de Acaraú do IFCE, orienta professores da rede pública a entender os fundamentos da Educomunicação e inspira novos projetos nessa área, em interface com a Educação Socioambiental, nos ambientes educativos locais.

Com a proposta de aproximar e apresentar aos professores e educadores os fundamentos teóricos básicos da Educomunicação, além de conceitos e definições sobre os processos e práticas educativas ligadas ao Meio Ambiente, o livro digital explora as potencialidades do campo para o ensino e aprendizagem de alunos nas áreas de estudo voltadas à ciências naturais, com destaque ao diálogo entre os campos do conhecimento e participação coletiva de educandos e corpo docente. A autora também analisa casos em que a inserção da Educomunicação foi feita de maneira criativa, com base no uso de novas mídias e dispositivos tecnológicos.

O Guia, considerado por Benedito como curso de formação para os professores, contempla no último módulo discussões sobre a adoção de tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar, como vídeos, jornais, blogs e conteúdo para mídias sociais digitais. Com referências e links para materiais externos, o livro expande os eixos temáticos e conversa com outros autores, educadores e produtores de conteúdo.

O trabalho da autora, licenciada em Ciências Biológicas, se consolida como mais uma contribuição para o campo da Educomunicação Socioambiental. No IFCE, a Educomunicação é introduzida aos alunos como disciplina optativa para os cursos de Licenciatura. O conteúdo programático contempla os conceitos básicos do campo a partir de suas raízes históricas, fundamentos epistemológicos e estudos de projetos educomunicativos locais relacionados à sustentabilidade e responsabilidade social.

O livro está disponível para download gratuito.