Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Educamangue é apresentado a professores do Município de Acaraú
conteúdo

Notícias

Educamangue é apresentado a professores do Município de Acaraú

Educamangue

A cartilha passará a ser adotada como recurso pedagógico nas escolas da Rede Municipal
publicado: 10/06/2019 15h34, última modificação: 12/06/2019 09h13
"Divulgação" Docentes do Município passando pela formação

Docentes do Município passando pela formação

No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, a equipe do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue) do campus de Acaraú do IFCE, em parceria com a Secretaria de Educação de Acaraú, promoveu a II Formação de Ciências com os docentes do 6⁰ ao 9⁰ ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal.

Conforme a professora Rafaela Maia, a ação teve o intuito de apresentar aos professores o e-book EDUCAMANGUE, de sua autoria juntamente com Rita Maria. A obra, direcionada ao público infantil, aborda a degradação por que tem passado os manguezais e alerta para a necessidade de se desenvolver uma cultura de preservação do bioma por meio da educação ambiental. O trabalho passará a ser adotado pelo Município como uma estratégia pedagógica, "uma vez que o mesmo será incluído como livro didático na ementa da disciplina de Ciências do Município", destacou a docente.

Para a Professora Renata Cruz, docente formadora do ensino de Ciências do 4 ao 9 ano da Rede Municipal de Acaraú e técnica em meio ambiente e que foi uma das organizadoras da formação, "os manguezais são ecossistemas de grande importância ecológica, mas pouco conhecidos e vistos muitas vezes de forma depreciativa. Daí a importância de trabalhos como o EDUCAMANGUE, que colabora sobremaneira no trabalho em prol da conservação do manguezal", pontuou.

Neste ínterim, conforme a docente, com um importante trabalho direcionado a educadores e estudantes que habitam nas regiões onde há manguezais (como é o caso de Acaraú) e a renda provém de viveiros de carcinicultura, a Professora Rita Maria, juntamente com a professora Rafaela Camargo, ambas do IFCE, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, observando o pouco conhecimento sobre a área do manguezais nos estudantes de Acaraú, "uniram-se para aplicar o projeto do E-book, juntamente com a Escolas da rede municipal de Acaraú, incluindo uma formação em que o trabalho foi apresentado aos professores de Ciências da Rede Municipal e foi bem acolhido pelos docentes, que mostraram muito interesse pelo conteúdo", relatou.

A vereadora Márcia Rafaela, da Câmara Municipal de Acaraú, que articulou junto à Secretaria de Educação, a adoção do EDUCAMANGUE nas escolas da rede municipal, ressaltou a importância da obra para se levar a uma cultura de preservação do manguezal, ecossistema predominante na região. Segundo ela, cada professor da área de Ciências ganhará um exemplar para que possa trabalhar a obra em sala de aula, após esta formação. "Para que eles possam trabalhar de forma lúdica e didática este livro bastante interessante destinado à educação ambiental dos manguezais do nosso Município e tem como público-alvo o infantil, pois é mais fácil conscientizar as crianças, de maneira lúdica, mostrando a importância da preservação dos nossos manguezais, para que elas se tornem adultos conscientes. É preciso se trabalhar diariamente temas como esse nas escolas. É um projeto muito promissor para o nosso Município", destacou.

Professora Rafaela ressaltou sua felicidade com a parceria e acredita que "ações como essa são fundamentais para mudar a realidade dos manguezais na região e contribuir para o desenvolvimento sustentável regional", pontuou. Para a docente, faz-se necessário fortalecer as parcerias para disseminar ainda mais as informações da obra. "Esperamos que a Prefeitura de Acaraú e a Câmara Municipal possam replicar esse material para todas as escolas alcançando o maior número de discentes. Conhecer para preservar!", declarou.

Para quem quer ter acesso ao e-book EDUCAMANGUE, basta acessar o link para download gratuito: 

https://ifce.edu.br/acarau/menu/EbookEducaMangue.pdf