Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Ecomangue participa do Dia do Rio em Acaraú
conteúdo

Notícias

Ecomangue participa do Dia do Rio em Acaraú

Ecomangue em Ação

O laboratório do IFCE realizou exposição sobre o manguezal e promoveu educação ambiental
publicado: 26/11/2018 17h06, última modificação: 26/11/2018 17h07
"Divulgação" A exposição do Ecomangue contou com grande número de curiosos

A exposição do Ecomangue contou com grande número de curiosos

Os bolsistas do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue) do campus de Acaraú do IFCE participaram das atividades alusivas ao Dia do Rio, lembrado em 23 de novembro. Nesta edição do evento, o Laboratório Ecomangue participou, na Praça dos Pescadores, na sede acarauense, com mostra dos principais organismos da fauna ocorrentes no estuário e manguezais da região, bem como o material de educação ambiental produzido pelo laboratório, incluindo cartilha e quebra-cabeça educativos. "A exposição fez a alegria da criançada e chamou atenção de diversos pescadores e marisqueiras que prestigiavam o evento", avaliou Myane Rocha, acadêmica de Ciências Biológicas e bolsista do Ecomangue.

O evento, promovido pelo Governo Municipal acarauense, através da Secretaria do Meio Ambiente, já chegou à sua segunda edição neste ano. O Dia do Rio engloba diversas ações que visam a melhoria das condições do Rio Acaraú. Ao longo da última semana, foram abordadas temáticas que abordaram o impacto ambiental que o rio Acaraú vem sofrendo e o que se deve fazer para remediar os danos já causados, assim como sua importância para a economia e sustentabilidade do Município.

Conforme a Coordenadora do Ecomangue, professora Dra. Rafaela Maia, a participação do laboratório no evento revestiu-se de uma relevância sem igual uma vez que, "além de socializar informações acerca da fauna e flora do ecossistema de manguezal, predominante em nossa região, acaba promovendo educação ambiental na defesa de nossos mananciais, como o Rio Acaraú, que encontra-se muito degradado pelas ações irresponsáveis de poluição e devastação, que acarretam o desequilíbrio ecológico, daí a importância de ações de sensibilização para tentarmos reverter esse triste quadro", defendeu.

Entre as ações realizadas por ocasião do Dia do Rio, em Acaraú, foi realizada panfletagem na sede do Município, além de promovida feira com as associações comunitárias, apresentações artístico-culturais, além da exposição do Ecomangue, que tem sido realizada em diversos eventos na cidade.