Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Docente de Acaraú participa de evento que debateu Turismo Responsável
conteúdo

Notícias

Docente de Acaraú participa de evento que debateu Turismo Responsável

Turismo

Participou a professora Elisângela de Sousa, enquanto representante do IFCE nos conselhos de turismo dos municípios de Acaraú e Itarema
última modificação: 27/05/2024 10h13
"Divulgação" Professora Elisângela, docente do campus de Acaraú, participando do evento

Professora Elisângela, docente do campus de Acaraú, participando do evento

Na última quarta-feira, 22, a professora Elisângela de Sousa, do campus de Acaraú do IFCE, participou de uma roda de conversa no evento - Conexões Turismo, com o Tema: Turismo Responsável.

A roda de conversa, conduzida pela turismóloga Adriana Girão, trouxe a visão da Beatriz Góes, moradora da Praia do Canto Verde, do Gilberto da empresa Rancho do Peixe na praia do Preá e a professora Elisângela de Sousa, enquanto representante do IFCE nos conselhos de turismo dos municípios de Acaraú e Itarema, mostrando a colaboração do trabalho institucional para o fortalecimento das ações de planejamento no Desenvolvimento do turismo responsável na região Oeste do estado do Ceará.

Conforme professora Elisângela, o campus de Acaraú foi apresentado sob o viés do tripé que trabalha ensino, pesquisa e extensão. A instituição forma profissionais no eixo de turismo em nível técnico, se preparando para ofertar o superior de turismo e conta com uma especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, onde a atividade econômica do turismo, é trabalhada sob a ótica do patrimônio cultural e ambiental que precisam ser preservados para que as gerações futuras consigam conhecer, valorizar e continuar gerando renda no processo de economia criativa.

"Se o nosso trabalho enquanto instituição formativa estiver desalinhado das necessidades do mercado, não estaremos cumprindo o nosso papel", destacou Elisângela de Sousa.

Do outro lado, os empresários precisam entender a importância "de trabalhar em rede, unindo forças, trazendo instituições e a sociedade civil para fazer parte do planejamento, e mais, é preciso incentivar os trabalhadores a buscarem qualificação profissional", frisou professora Elisângela.

Para a docente, a oportunidade de participar do Conexões do Turismo confirma a importância do trabalho acadêmico para orientação das ações do mercado. "Estamos localizados em uma região onde o turismo está em desenvolvimento e institucionalmente o IFCE passa por diversos desafios, mas com o apoio das parcerias conseguimos somar forças no trabalho que vem sendo realizado a muitas mãos", pontuou Elisângela.

Edson Costa - Acaraú