Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Doação de sangue e cadastro de doador de medula são feitos em Acaraú
conteúdo

Notícias

Doação de sangue e cadastro de doador de medula são feitos em Acaraú

Solidariedade

Ao todo, foram coletadas, no campus de Acaraú, 45 bolsas de sangue e cadastrados 106 possíveis doadores de medula óssea
última modificação: 12/09/2019 09h10
David Bardawil Hemoce conseguiu arrecadar 45 bolsas de sangue

Hemoce conseguiu arrecadar 45 bolsas de sangue

Após uma intensa campanha local, a equipe do Hemoce de Sobral conseguiu 106 cadastros de doadores de medula óssea e 45 bolsas de sangue em campanha realizada, no dia 11 de setembro, no campus de Acaraú do IFCE. O número de doações tem aumentado a cada campanha na unidade do Instituto. Foram captadas 16 bolsas a mais de sangue, em comparação à ultima ação no campus realizada em janeiro deste ano. A campanha contou com o apoio do Serviço de Saúde da unidade.

O enfermeiro do campus de Acaraú, Emanoel Muniz, que ajudou na campanha, informa que cada bolsa de sangue pode ajudar a salvar até três vidas. Além disso, o profissional destacou a segurança no trato do sangue coletado. "Todo sangue coletado é testado e só é liberado para uso após comprovada sua segurança", informou o enfermeiro que pontuou ainda que a doação só é feita após "triagem realizada por profissionais de saúde treinados e qualificados para identificar situações que contraindiquem a doação de sangue e dar orientação aos candidatos à doação", explicou. Sangue esse que ajuda a melhorar o estoque do Hemoce em Sobral para doações em caso de pacientes acidentados ou que necessitem de transfusão.

Além da doação de sangue, a campanha cooptou doadores de medula para cadastro em registro único e nacional para, em caso de compatibilidade, possa ser feito o transplante a pacientes com necessidade, como os com leucemia.

Conforme o diretor-geral do campus, professor Manoel Paiva, a campanha mostra a responsabilidade social do Instituto, que "tem como foco cada vez mais o bem social", além de ser uma iniciativa de cunho relevante, pois "além de estimular um ato solidário, pode vir a salvar inúmeras vidas", elencou o gestor.